Compartilhe
02 de Março de 2017 – 04h42 horas / Goiás Real

O roubo e furto de cargas aumentaram quase 30% em Goiás, no ano passado, em comparação com 2015, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP). Segundo a Polícia Civil, a cidade de Anápolis, a 55 quilômetros de Goiânia, é onde se concentra a maior incidência desse tipo de crime.


Conforme os números, em 2015 foram registrados 757 casos de furtos e roubos. Já em 2016, foram 981. Anápolis concentra cerca de 11% dos crimes.


Cidade alvo
O titular da Delegacia Estadual de Repressão a Roubo de Cargas (Decar), Alexandre Bruno Barros, disse ao portal G1 que Anápolis é visada por quadrilhas especializadas nesse tipo de crime devido às características geográficas e econômicas.


“De cada 100 registros, em 70 houve participação do motorista. Eles são aliciados pelos líderes da quadrilha para que levem a carga para um ponto específico e depois registrem o roubo. O valor do frete, às vezes, é de R$ 3 mil, e os criminosos oferecem R$ 10 mil para que eles desviem a mercadoria”, conta o delegado Alexandre Bruno.


Em outros casos, as quadrilhas investigam a vida dos caminhoneiros e os chantageiam, ameaçando sequestrar ou matar algum familiar, como esposa ou filhos. Com medo, os motoristas obedecem às ordens dos criminosos, entregando a mercadoria.


voltar