Compartilhe
23 de Janeiro de 2018 – 05h29 horas / NTC&Logística

No final do ano, o município de Cascavel comemorou uma grande vitória no combate ao roubo de cargas. O prefeito da cidade, Leonaldo Paranhos, sancionou a Lei Nº 6.788 que dispões sobre a cassação de alvará de funcionamento de estabelecimentos que forem flagrados comercializando, adquirindo, transportando, estocando ou revendendo produtos oriundos de furto, roubo ou outro tipo de ilícito.

 

De autoria do vereador Gugu Bueno, a lei tem como objetivo inibir o roubo de cargas, que vem crescendo a cada ano, em todo país. “Essa lei nasceu de uma conversa com o SINTROPAR, onde nos apresentaram uma realidade que não tínhamos conhecimento da gravidade. A ideia é punir, com efeito intimidador, aqueles que se beneficiam com esse tipo de crime”, afirma Bueno.

 

O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Oeste do Paraná (SINTROPAR), Wagner Adriani de Souza Pinto, fala sobre a importância da Lei. “Precisamos pensar globalmente e agir localmente.  É extremamente importante que o TRC utilize todas as ferramentas disponíveis para atacar de frente o roubo de cargas. Precisamos agir em todos os níveis para caçar essas empresas que estão estimulando o roubo de cargas”. De acordo com Wagner, só trabalhando em conjunto será possível obter êxito. “Esperamos que esse pontapé inicial dado pela Câmara Municipal de Cascavel ele possa ser copiado por outros municípios, já que o objetivo é comum: acabar com o roubo de cargas”. E deixa um recado: “Então, copiem, boas ideias dever ser replicadas”.

 

A Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (FETRANSPAR) acompanhou a ação de perto e deu todo o apoio necessário para que fosse possível chegar a essa vitória. “Essa é mais uma forma de combater a receptação. É a primeira lei municipal que pune o receptador, isso é muito bom. Tudo que vier para combater o roubo de cargas, seja na esfera municipal, estadual ou federal, nós vamos sempre apoiar”, reforça Cel. Sérgio Malucelli, presidente da FETRANSPAR.


voltar