Compartilhe
24 de Agosto de 2016 – 05h30 horas / Repórter Diário

Durante essa semana a Cetesb irá emitir a Licença Prévia favorável a construção da alça do Rodoanel Mário Covas, permitindo assim o acesso pela cidade de Ribeirão Pires. A reunião para discutir as condicionantes necessárias para a realização da obra aconteceu na sexta-feira (19), com a presença da Secretária de Meio Ambiente, Silmara Delfino, do Secretário Adjunto do Governo, Ailton Gomes e Secretária de Habitação, Samara Estanqueira, todos representantes da Prefeitura de Ribeirão Pires, além de representantes do município de Suzano, da região do Alto Tietê, o Secretario Estadual de Meio Ambiente, Ricardo Salles e o Presidente da Cetesb, Otávio Okano.

 

Uma das maiores preocupações discutidas foi o controle do uso e ocupação do solo na região onde foram apresentadas as diretrizes em elaboração para a Lei Específica para a Proteção do Manancial Guaió. Outra condicionante foi a necessidade de adequação da Estrada dos Fernandes, também conhecida como Estrada das Sete Cruzes, que atualmente suporta cerca de 5 mil veículos por dia e que, com a obra, passará a receber 20 mil veículos por dia.

 

Foi destacada a proposta de iniciar imediatamente as discussões públicas referente a Lei Específica do Rio Guaió e ainda, estudos para convênio com o Governo do Estado, visando a obtenção de recursos para a ampliação da Estrada municipal, atendendo assim às condicionantes propostas.

 

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente, por meio da Cetesb, deverá encaminhar a concessionária SPMAR de serviços, a Licença Prévia ainda nesta semana, conforme o prazo estabelecido pela mesma.

 

Vale ressaltar que os prazos para início e término das obras depende do cronograma da SPMAR que envolve o Governo do Estado, não podendo ser estabelecido pela Prefeitura do município.

 

As prefeituras envolvidas diretamente nessas obras são as Prefeituras de Ribeirão Pires e Suzano, ainda que a alça do Rodoanel vá beneficiar grande parte da região abrangendo também as cidades de Mauá, Rio Grande da Serra, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes e a cidade Tiradentes de São Paulo.

 

“Essa conquista é muito importante para o município, irá atrair novos empreendedores para a cidade, fomentando o desenvolvimento econômico de forma ambientalmente legal, além de atrair muitos turistas através desse fácil acesso”, disse a Secretária de Meio Ambiente, Silmara Delfino.


voltar