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01 de Março de 2017 – 05h13 horas / Diário do Grande ABC

Após sete meses de análise, a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) finalmente emitiu a licença de instalação necessária para que a concessionária SPMar inicie a construção de outra alça de acesso para o Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas. A interligação, que será erguida na Estrada dos Fernandes, na divisa entre Ribeirão Pires e Suzano, além de impulsionar o setor econômico das duas cidades, deverá beneficiar outro 1,4 milhão de habitantes de municípios vizinhos.


Anunciada há dois anos pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), a construção da interligação tinha previsão inicial para começar ainda em 2015. Entretanto, o cronograma sofreu alterações por não estar previsto no contrato de concessão que o governo estadual possui junto à SPMar para o gerenciamento do Trecho Leste do Rodoanel.


A expectativa agora é a de que, com a liberação da Cetesb para que a intervenção seja executada, o Estado faça já nas próximas semanas a inclusão da obra no acordo de concessão da rodovia, por meio do TAM (Termo Aditivo Modificativo). Somente a partir da conclusão desse processo as obras poderão ser iniciadas.


Com custo estimado em R$ 160 milhões, a SPMar, concessionária responsável pelo Trecho Leste do Rodoanel, projeta que a interligação receba demanda diária de 200 mil veículos. A ideia inicial é a de que as intervenções para construção do sistema viário gerem cerca de 900 empregos diretos na região, beneficiando, principalmente, trabalhadores de Ribeirão Pires, Mauá e Suzano.


A obra consiste em complexo composto por duas pistas (uma em cada sentido) com duas faixas de rolamento cada, com cerca de 2,4 quilômetros de extensão, seis viadutos e um quilômetro de vias marginais. Dois desses viadutos serão feitos no entroncamento com o Rodoanel, na altura do km 104, em Suzano, próximo à divisa com Ribeirão Pires, assim como a marginal. Outros dois elevados vão ser erguidos para transpor a Estrada do Moreira e os dois últimos, na Estrada dos Fernandes.


CONQUISTA


Reivindicação antiga de ex-prefeitos da região, a interligação para o Trecho Leste do Rodoanel é vista por administrações municipais como uma obra que pode impulsionar o setor econômico do Grande ABC, em especial dos municípios de Mauá, de Ribeirão Pires e de Rio Grande da Serra.


A projeção é a de que, com a entrega da interligação, essas cidades consigam atrair investidores para a criação de polos industriais às margens da alça de acesso dentro dos seus respectivos territórios, tendo em vista que o Trecho Leste do Rodoanel serve atualmente como opção de rota para quem deseja acessar o Porto de Santos e o Aeroporto Internacional de Guarulhos.


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