Chances de recuperar Viaduto Santo Amaro são ‘remotas’, diz Haddad
Compartilhe
17 de Fevereiro de 2016 – 02h35 horas / G1 São Paulo

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), disse nesta terça-feira (16) que as possibilidades de recuperação do Viaduto Santo Amaro, na Zona Sul da capital paulista, são "remotas". Segundo o prefeito, durante cerimônia no Theatro Municipal para abertura do ano letivo de 2016 da Secretaria Municipal de Educação, a chance de recuperação é de 5%.


"Pelo volume de combustível que queimou durante horas embaixo do viaduto, as chances são muito remotas. Estima-se em 5% a chance de recuperação do viaduto", afirmou. O viaduto foi danificado após um acidente envolvendo dois caminhões que causou uma explosão e fogo na Avenida dos Bandeirantes, no sábado (13).


A Prefeitura depende de laudos técnicos da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) para definir se vai demolir ou reformar a estrutura. Os documentos devem ser apresentados até sexta-feira (19). Só depois poderão ser definidos prazos para a resolução do problema.


Engenheiros da Prefeitura disseram ao prefeito que o fogo atingiu a marca de 1.000 ºC. “Pode ter comprometido definitivamente a estrutura de concreto. Se isso aconteceu, teremos que demolir sobretudo a parte central do viaduto e substituir talvez por uma nova tecnologia que seja mais rápida a substituição”, afirmou.


O Viaduto Santo Amaro está bloqueado nos dois sentidos, por tempo indeterminado, para a passagem de veículos. O acesso de pedestres está permitido.


Um escoramento metálico foi colocado sob a estrutura no fim de semana como medida de segurança enquanto a Prefeitura define o que será feito no local.


O viaduto também foi lavado com hidrojato para remover restos de concreto soltos devido ao incêndio. Quanto aos danos, o departamento jurídico irá avaliar se cabe ressarcimento por parte do motorista que causou o acidente.


Passageiros descem dos ônibus na Avenida Santo Amaro, na zona sul de São Paulo, nesta manhã, e caminham pelo Viaduto Santo Amaro, local onde ocorreu um acidente no fim de semana. Um acidente envolvendo um caminhão bi trem e um caminhão-tanque carregado co (Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo)


Passageiros descem dos ônibus na Avenida Santo Amaro, na Zona Sul de São Paulo, nesta manhã, e caminham pelo Viaduto Santo Amaro, bloqueado para carros (Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo)


Trânsito e desvios


Três faixas, em cada sentido da Avenida dos Bandeirantes, foram liberadas na madrugada de segunda-feira (15). A via segue interditada por uma faixa de cada sentido, usada para a instalação de uma estrutura de sustentação do viaduto. Também está interditado o acesso à Avenida Santo Amaro no sentido bairro para quem trafega na Avenida dos Bandeirantes no sentido marginal.


A Avenida dos Bandeirantes é uma importante ligação entre a Marginal Pinheiros e o Sistema Anchieta-Imigrantes, que leva o motorista para o litoral Sul de São Paulo. Também possibilita o acesso para o Aeroporto de Congonhas e ao Corredor Norte-Sul e é um dos principais caminhos para quem vem ou vai para o ABC.


A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) também indicou desvios para quem segue pela Avenida Santo Amaro. Segundo Haddad, os desvios efetuados pela companhia e o monitoramento do trânsito no local tiveram um melhor resultado nesta terça-feira em relação ao que ocorreu na segunda.

"Ainda temos um esforço adicional para conseguir superar uma dificuldade que é grande", afirmou Haddad.


Veja os desvios que estão sendo feitos no local:

Avenida Santo Amaro (sentido Bairro/Centro)

Seguir pela Avenida Vieira de Morais, Avenida Vereador José Diniz/Avenida Ibirapuera, acessar a Avenida Imarés, depois a Alameda Jurupis, Avenida Moaci, retornar para a Avenida Ibirapuera (sentido Centro/bairro), acessar a Avenida Cotovia e acessar a Santo Amaro.

Avenida Santo Amaro (sentido Centro/Bairro)

Seguir pela Rua Prof. Vaia de Abreu, à esquerda na Rua Nova Cidade, Rua Alvorada, à esquerda na Rua Manuel Dutra, Avenida dos Bandeirantes (sentido Imigrantes), Rua Guaraiúva. A partir desse ponto, os veículos com destino à Avenida Santo Amaro poderão entrar à esquerda na Rua Kansas ou na Rua Nebraska.


voltar