Cidades do mundo que possuem pedágio urbano
Compartilhe
23 de Julho de 2014 – 01h21 horas / Via Trolebus

Nesta segunda-feira (21) após divulgação de pesquisa do Datafolha que mostrou que 76% de seus entrevistados são contra o pedágio urbano, foi grande a repercussão sobre a viabilidade da medida aqui na cidade de São Paulo. Listamos aqui algumas localidades que já possuem a tarifação:

Estocolmo

Antes da aprovação do pedágio urbano, a medida tinha 30% de aprovação da população. Após a aplicação, a aprovação subiu para 70%. As pessoas pegam menos trânsito e o transporte público é referência mundial. O chamado imposto de congestionamento foi implantado em forma permanente a partir de 1 de agosto de 2007. Os fundos arrecadados com este imposto são utilizados na construção de novas obras viárias em e ao redor de Estocolmo.

Londres

Em fevereiro de 2002, um ano antes de o pedágio urbano começar a funcionar em Londres, a velocidade média no centro da cidade era de 14,3 quilômetros por hora. “Não faltavam indicações técnicas e econômicas para a implantação”, lembra Charles Buckingham, gerente de monitoramento e análise da Transport for London (TFL). O pedagio vale para uma área de 21 quilômetros quadrados na região central, de segunda a sexta, das 7h às 18h.

Cingapura

Em 1975, cidade foi a pioneira no mundo ao implantar o pedágio urbano. São usados câmeras, sensores nas ruas e as antenas de GPS dos carros, para prever um congestionamento minutos antes de ele ocorrer. Ao identificar o risco de sobrecarga numa avenida, o órgão de tráfego varia os tempos de abertura dos sinais de trânsito e sugere desvios, em painéis eletrônicos. Os motoristas são incentivados a cooperar da maneira mais objetiva: com o bolso. Pagam mais caro, pelo pedágio urbano, quando o trânsito para. Hoje, os 5,4 milhões de habitantes usam transporte público em 63% de suas viagens.


voltar