Compartilhe
10 de Novembro de 2017 – 04h51 horas / SEST SENAT

Teve início, na quinta-feira (9), em Brasília, o Encontro Técnico Nacional Despoluir, evento que tem como objetivo aprimorar as rotinas do Programa Ambiental do Transporte e, assim, beneficiar a qualidade de vida dos trabalhadores do setor e o meio ambiente.

 

Participaram da abertura do encontro a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, o diretor executivo da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Bruno Batista, e o diretor adjunto do SEST SENAT, Vinícius Ladeira.

 

Os diretores destacaram a relevância do trabalho realizado pelo Despoluir, maior programa ambiental em atividade no Brasil. Segundo eles, as ações do programa proporcionam qualidade de vida para os trabalhadores do transporte, redução de custos, aumento da eficiência operacional e geração de novas oportunidades de negócios.

 

Além disso, foi anunciada a ampliação do programa a partir de 2018. Uma das medidas a serem adotadas para isso é o aumento do número de unidades de atendimento aos transportadores no projeto Redução da Emissão de Poluentes pelos Veículos, que realiza avaliações em veículos de empresas e de caminhoneiros autônomos. Se o veículo está de acordo com os padrões de emissão, recebe o Selo Despoluir. Do contrário, os motoristas são orientados pelos técnicos sobre as ações corretivas de manutenção e, depois, é realizada uma nova avaliação ambiental.

 

Neste ano, o Programa Ambiental do Transporte completou 10 anos. Nesse período, foram atendidas mais de 19 mil empresas, mais de 22 mil caminhoneiros autônomos e realizadas mais de 2 milhões de avaliações ambientais.


voltar