Compartilhe
02 de Fevereiro de 2015 – 05h16 horas / G1

Em fevereiro, o pedágio em alguns pontos da BR-050 já deve começar a ser cobrado, segundo reportagem do MGTV. A estrutura e as cabines estão quase prontas. De acordo com a matéria da TV Integração, o valor das tarifas ainda não foi definido, mas é certo que será corrigido pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A previsão é de que, na praça entre Uberlândia e Uberaba, a tarifa básica por eixo gire em torno de R$ 4.
 

O valor repassado vai depender da receita do pedágio. Delta terá participação de 3,50% na receita e Araguari, 12,44%. A maior porcentagem será de Uberlândia, com 14,64%, e Uberaba, com 19,38%. Sérgio Luccas, analista de comunicação da concessionária responsável, a MGO, assegura que os usuários serão avisados com antecedência.
 

As obras estão quase no fim. Em um posto de pedágio da BR-050, entre Uberlândia e Uberaba, serão dez cabines manuais, sendo duas eletrônicas e duas mistas. De acordo com Sério Luccas, estas cabines serão operadas por 46 funcionários contratados em Uberlândia. "Cada um passa por um treinamento com o sistema que será utilizado na praça,  e eles (os funcionários) vão estar com ótimas condições para atender os usuários", disse.
 

A previsão é de que a praça de pedágio comece a funcionar em fevereiro e as outras, até o mês de março. A concessionária ainda vai instalar 268 câmaras no trecho entre Delta e Cristalina (GO).
 

O analista ainda ressalta que o pedágio vai contribuir com a arrecadação dos municípios. "Os nove municípios, sendo quatro de Minas Gerais e cinco de Goiás, serão beneficiados também com a receita. A arrecadação do pedágio pode ser revertida em educação, saúde e melhorar a economia local dos municípios", explicou.
 

Cerca de dez mil veículos passam diariamente por um trecho da BR-050. Os motoristas estão apreensivos com o início da cobrança do pedágio. De acordo com o inspetor mecânico Rogério Gomes pesará no bolso. "Vou pegar cinco pedágios vindo de São Paulo", contou.


voltar