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28 de Agosto de 2015 – 05h28 horas / A Tribuna

A contratação da empresa que vai construir o próximo trecho da Avenida Perimetral da Margem Direita do Porto de Santos, entre o Macuco e a Ponta da Praia, será definida na próxima segunda-feira. A questão será discutida em uma reunião do Conselho de Administração (Consad) da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a estatal que administra o cais santista. A expectativa é de que as obras sejam iniciadas em outubro.

O empreendimento será realizado pela construtora Cappellano Ltda., que apresentou o menor preço para a implantação dessa parte da via, R$ 72,4 milhões. A Docas deverá desembolsar mais R$ 10 milhões, a serem investidos no fiscalização da obra.

A licitação para a contratação da empresa foi realizada há quatro meses, em abril passado. No entanto, a autorização para a assinatura do contrato com a construtora só saiu após a alocação de R$ 10 milhões pela Secretaria dos Portos da Presidência da República (SEP), no último mês – originalmente, o início das obras estava prevista para julho.

"A gente pode estar assinando esse negócio ao longo de setembro mesmo. Aí, vem o canteiro de obras. Com certeza, a obra começa neste ano e a SEP já assegurou um recurso para essa obra específica de R$ 10 milhões, que é a parte que a gente pretende desembolsar este ano especificamente. Que não consiga começar em setembro, mas comece em meados de outubro, ela já vai permitir alguma medição, alguma parte inicial e R$ 10 milhões estão assegurados”, destacou o diretor-presidente da Codesp, Angelino Caputo e Oliveira.

Segundo o executivo portuário, ainda falta concluir detalhes no processo de licenciamento ambiental, para que os trabalhos tenham início. “Mas não é nada que preocupe, são coisas do processo”, que não vão interferir no início dos trabalhos, explicou Caputo.

Projeto

Essa nova etapa da Avenida Perimetral da Margem Direita deverá acabar com um dos problemas causados pelo Porto na área urbana, que é o tráfego intenso de caminhões em direção aos terminais da Ponta da Praia, em Santos. O projeto do futuro trecho prevê a revitalização da Avenida Mário Covas (antiga Avenida dos Portuários, onde a Perimetral será implantada), em uma extensão de 3,5 quilômetros. A via ganhará nova pavimentação asfáltica e terá sua iluminação pública remodelada.

Também está prevista a reforma de sua ciclovia e a realocação dos ramais ferroviários que percorrem essa região. Atualmente, eles cortam a área interna das instalações da Libra Terminais (T-33, T-35 e T-37), voltadas à movimentação de contêineres. As linhas serão reinstaladas na área rente aos muros da zona portuária.
O empreendimento ainda envolve a readequação da via interna do cais e a construção de pontilhões rodoferroviários sobre os canais 4, 5 e 6.

Viaduto

O projeto também engloba a construção de um viaduto de acesso aos terminais marítimos da região. Ele ligará as áreas urbana e portuária, passando sobre a via que será implantada. Uma de suas alças de acesso será erguida no terreno da antiga empresa de transportes Lloydbratti, na Avenida Mário Covas, nas proximidades do Canal 5.

A área foi cedida à Companhia Docas pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU), para a implantação de um estacionamento de caminhões. Hoje, ela é ocupada por caminhoneiros autônomos que transportam contêineres vazios pela Margem Direita do complexo marítimo.

A outra extremidade do viaduto ficará na região dos terminais de contêineres do Grupo Libra.


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