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31 de Maio de 2015 – 04h46 horas / A Tribuna Online

A construtora paulistana Capellano ofereceu a melhor proposta na licitação realizada pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a Autoridade Portuária de Santos, e que definirá a empresa responsável por remodelar o sistema viário do Saboó. A firma pediu R$ 7.888.182,56 pelo serviço que, no futuro, será interligado às pistas da Avenida Perimetral.

Na sexta-feira(29), pela manhã, a Codesp abrirá os envelopes com os documentos de habilitação técnica da empresa, que deve comprovar que ela tem condições de executar as obras nos 820 metros de pistas da região.

Caso a construtora seja desabilitada, outras duas, que ocuparam os segundo e terceiro lugares na concorrência (RDC nº 03/2015), serão convocadas. Tratam-se da Azzi S/A do Brasil e o Consórcio Teracom-Simétrica, respectivamente.

A Capellano tem sede na Capital e possui na cartela de clientes diversas estatais. Entre elas, estão a Companhia Paulista de Transporte Metropolitano (CPTM) e Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), além do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

O serviço licitado prevê a aplicação de massa asfáltica em todas as vias do Saboó. Quando concluído, elas serão ligadas aos 960 metros de pista da Avenida Augusto Barata (o Retão da Alemoa) reformados pela Brasil Terminal Portuário (BTP). A operadora funciona às margens dessa via, que vai do Saboó até o Viaduto Paulo Benevides (o Viaduto da Alemoa).

Segundo informações divulgadas pela Companhia Docas, as intervenções deverão durar seis meses. Os trabalhos permitirão que todo o fluxo de entrada do Porto seja desviado da Avenida Antônio Alves Freire (continuação da Avenida Augusto Barata), que ficará exclusiva aos terminais da área. “Essa obra contribuirá para agilização do fluxo na Margem Direita”, explicou a Autoridade Portuária, em nota.

Avenida Perimetral

Quando concluída a reforma no sistema viário, o resultado poderá ser adicionado ao trecho da Avenida Perimetral a ser construído entre a Alemoa e o Saboó, segundo a Docas. Essa obra tem previsão para ocorrer ainda este ano, uma vez que o projeto executivo foi concluído no último semestre.

O trecho da Perimetral nessa região está dividido em três partes. A primeira terá 1.540 metros de extensão e passará pela Avenida Augusto Barata, indo do Viaduto da Alemoa até as proximidades do Rio Saboó, que passa ao lado das instalações da Brasil Terminal Portuário.

A segunda parte envolve a construção de dois viadutos sobre o Rio Saboó. Eles têm o objetivo de ordenar o fluxo de veículos em direção aos terminais e permitir que as obras sejam executadas em etapas, em função das características do tráfego na região, que não permite alternativas ao trânsito.

A terceira fase se estende por 1.175 metros, que vão do Rio Saboó às proximidades da Rua Senador Christiano Otoni – onde está prevista uma das saídas do Mergulhão, a passagem rodoviária subterrânea a ser construída em frente aos armazéns do Valongo. O projeto das avenidas perimetrais integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.


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