Compartilhe
03 de Junho de 2015 – 09h05 horas / G1 Piracicaba e Região

Com um aumento de 47% no número de multas cometidas por motoristas de caminhões em Piracicaba (SP), a Prefeitura decidiu iniciar uma espécie de "rodízio de radares" para evitar a circulação ilegal dos veículos com mais de três eixos em nove pontos da cidade.

A administração vai alterar a localização dos equipamentos periodicamente para coibir a passagem dos caminhoneiros em ruas da área central e nas regiões dos bairros Paulista e Vila Rezende. A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) informou que sete radares serão deslocados de um lugar para outro com o objetivo de inibir os motoristas.

As vias onde a circulação de caminhões com mais de três eixos não pode ocorrer são as avenidas Pádua Dias, Independência, Centenário, Armando de Salles de Oliveira, Amarando Dedini, José Micheletti, 1º de Agosto, Presidente Kennedy e Doutor Paulo de Moraes.

Na rotatória das Avenidas Luciano Guidotti e Independência será implantado também um equipamento para detectar avanço de sinal vermelho.

Um levantamento da Semuttran constatou abuso, por parte dos motoristas, que insistem em ultrapassar a ordem de parada no semáforo na localidade, sentido Centro, nas proximidades da Santa Casa de Misericórdia.

Na Avenida Doutor Paulo de Moraes, também sentido Centro, haverá radar para monitorar caminhões com mais de três eixos nas imediações do Instituto de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Piracicaba (Ipasp). O rodízio incluirá a Avenida São Paulo, entre as Ruas 23 de Maio e Ingá, e a Avenida Jaime Pereira no Bongue, nos dois sentidos.

'Só a carcaça'

O especialista em trânsito, Agnaldo Pedroso, afirmou que o excesso de caminhões provoca prejuízos à pavimentação, causa congestionamentos e pode colocar em risco a vida de motoristas. "Os asfalto dessas vias não suporta o tráfego de veículos de grande porte", afirmou. Ele critica, porém, a estratégia de fiscalização.

"O rodízio de radares pode até dar resultado em um primeiro momento, mas com o tempo os motoristas vão notar que ficou só a carcaça", comentou. "O ideal seria colocar agentes de trânsito em pontos onde a Prefeitura identifica o abuso. Além disso, é preciso investir em campanhas educativas."

Multas

Um levantamento da Semuttran mostrou que as infrações cometidas por motoristas de caminhões aumentaram 47% de janeiro a maio de 2015, em comparação ao mesmo período de 2014. Foram 3,5 mil multas aplicadas neste ano e 2,3 mil registradas nos primeiros cinco meses do ano passado.


voltar