Comissão aprova refinanciamento de caminhões
Compartilhe
09 de Abril de 2015 – 05h02 horas / Carga Pesada

A comissão mista que analisa a Medida Provisória 661/14 aprovou nesta terça-feira (7) o relatório do deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG). No texto, o deputado incluiu o refinanciamento de até 12 parcelas da compra e arrendamento de caminhões feitos até o fim de 2014, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A MP ainda precisa ser analisada em Plenário.
 

O refinanciamento é parte do acordo feito pelo governo com representantes dos caminhoneiros para encerrar a greve que, no fim de fevereiro e início de março, chegou a bloquear rodovias em 14 estados. Segundo o relator, esse era um dos pedidos da categoria, que ameaça entrar em greve novamente.
 

A reportagem não conseguiu acesso ao relatório, mas de acordo com o diretor executivo da Associação dos Transportadores de Mato Grosso (ATC), Miguel Mendes, o refinanciamento poderá ser requerido pelos caminhoneiros autônomos, por micro e pequenas empresas e também pelos grandes frotistas. “A diferença é que, para os autônomos e empresas que faturam até R$ 2,4 milhões por ano, a taxa será subsidiada”, afirma. Segundo ele, os demais terão os juros do refinanciamento divulgados posteriormente.}
 

De acordo com Mendes, a MP deve ser aprovada na Câmara na próxima semana e depois vai ao Senado. “Estará aprovada definitivamente em algumas semanas”, declara. O diretor considera que a medida será um “alívio” para o setor de transporte. “Vai representar uma folga para as empresas que estão endividadas, que não estão conseguindo honrar seus compromissos, com sérios problemas de fluxo de caixa.”
 

Mendes alega que este ano, devido à crise econômica, será de baixo faturamento para o setor. “Será um ano para os transportadores se organizarem de forma que possam voltar a ter condições de pagar seus caminhões no próximo ano”, alega.

(Com informações da Agência Câmara)


voltar