Compartilhe
11 de Julho de 2016 – 05h58 horas / NTC

A ComJovem de Belo Horizonte, que faz parte dos 30 núcleos nacionais, é atualmente coordenada por Ana Luiza Lobato e realiza trabalhos constantes de atualização aos jovens empresários do TRC. Formar novas lideranças e melhorar a qualidade dos serviços das transportadoras de Belo Horizonte e regiões metropolitanas, assim como do país, são algumas das principais metas da organização.

 

A Comissão de Jovens Empresários promove a integração, capacitação e desperta o interesse do jovem empresário e executivo para o futuro do setor de transporte de cargas e logística de Minas Gerais e região sudeste do Brasil. Realizar estudos, disseminar a adoção de boas práticas tarifárias pelas empresas e apresentar atualizações técnicas aos transportadores da região são os trabalhos da ComJovem.


Ana Lobato discute que o setor se fortalece a partir das integrações promovidas pelo grupo, e os novos líderes são motivados e unidos para trazer resultados efetivos ao TRC brasileiro. Além disso, ela ressalta a importância que essa união tem para o aprendizado diário dos novos empresários. “A ComJovem foi a atitude mais empreendedora do setor, ao passo que, além de proporcionar um aprendizado prático para os membros via troca de informações, a ComJovem ensina diariamente a importância da integração. A geração de valor é muito maior quando expandimos essa união de maneira verticalizada, como é o caso dos nossos fornecedores. ”


Para a coordenadora nacional da ComJovem, Ana Carolina Jarrouge, as unidades regionais reforçam o papel umas das outras num efeito em cadeia. “As regionais dão corpo e capilaridade para a ComJovem Nacional, possibilitando que todo conhecimento seja acessível e efetivamente compartilhado pelos transportadores regionais. Com isso, todos ganham uma representatividade nacional unida e forte”, afirma.


Os sindicatos e federações do estado operam junto à ComJovem de Belo Horizonte e trazem avanços na busca de soluções e renovação dentro do quadro empresarial do TRC. O presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Setcemg), Sérgio Pedrosa, afirma que o sindicato mineiro apoia as ações do núcleo e reconhece seu crescimento. “A ComJovem é a melhor forma de reunir os jovens empresários e formá-los para serem nossas futuras lideranças. É a partir dessa Comissão que o jovem começa a ter a dimensão do trabalho complexo que as entidades e suas lideranças realizam junto aos governos e órgãos públicos, e descobre que sua voz e experiência também tem força. Toda a diretoria do Setcemg incentiva e apoia integralmente o núcleo da ComJovem BH e Região e a ComJovem Nacional. O sindicato não mede esforços em incentivos e apoios na promoção e divulgação de todas as ações e eventos da comissão” evidencia Pedrosa.


A Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Fetcemg) também conta como uma das entidades que apoia as atividades da ComJovem de BH. O presidente da Federação, Vander Francisco Costa, nota que a iniciativa tem efeito positivo na carreira do jovem executivo. “Preparar os jovens para a sucessão nas empresas e nas entidades sindicais, faz com que, no futuro, eles assumam o comando das empresas e organizações de forma competente e respeitosa”, acrescenta Costa.


voltar