Compartilhe
14 de Julho de 2015 – 04h16 horas / MT Agora – Globo Rural

A boa produtividade do milho segunda safra é o principal motivo do novo aumento na estimativa da produção de grãos divulgada esta semana, pela Conab, a Companhia Nacional de Abastecimento.

A safra de grãos deve chegar ao recorde de 206,3 milhões de toneladas, 6,6% a mais do que no ano passado. “Uma safra desse tamanho vai gerar um crescimento de PIB agrícola bastante relevante, que vai ser um crescimento bastante diferente do resto da economia. Do ponto de vista econômico e do ponto de vista de balança comercial, é muito importante”, explica André Nassar, secretário de Política Agrícola do MAPA.
Comparando com a estimativa da Conab no mês passado, a produção cresceu cerca de 1,8 milhão de tonelada. A soja teve um pequeno incremento de 178 mil toneladas e o milho segunda safra cresceu quase 2,2 milhões de toneladas.

A Conab diz que a cultura do milho segunda safra foi implantada numa boa hora, com temperatura adequada e chuva na medida certa. Além disso, o uso de mais tecnologia na lavoura melhorou a produtividade do grão, que passa de 5.400 quilos por hectare nesta safra.

“Isso não é uma novidade, exatamente, porque a evolução vem das últimas quatro ou cinco safras. O que nos surpreende é que a evolução não está estagnada e não é uma pequena evolução. Nós estamos falando de alguns milhões de toneladas acrescidos a cada ano”, diz João Marcelo Intini, diretor de Política Agrícola da CONAB.

Outro assunto da semana em Brasília foi a abertura do mercado russo ao leite em pó brasileiro. Segundo o Ministério da Agricultura, 11 empresas foram autorizadas a exportar para a Rússia.

A Associação Brasileira de Laticínios espera abocanhar, a médio prazo, metade do mercado russo, que hora importa 630 mil toneladas de leite em pó por ano.

O IBGE também divulgou sua previsão para a safra de grãos. Os números indicam safra recorde e são muito próximos aos da Conab: 205,8 milhões de toneladas.


voltar