Compartilhe
12 de Junho de 2017 – 04h02 horas / FecomercioSP

Aos poucos parece que o otimismo está voltando a fazer parte da rotina dos empresários do comércio de São Paulo. Pelo terceiro mês consecutivo, o indicador que afere o humor dos comerciantes apresentou crescimento. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) registrou alta de 1,5% ao passar de 102,8 pontos em abril para 104,3 pontos em maio – maior patamar desde maio de 2014, quando o índice atingia 104,8 pontos. Na comparação com maio do ano passado, o índice cresceu 37,3%. Apurado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o ICEC varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).

 

De acordo com a pesquisa, o aumento na confiança do empresariado neste mês foi sentido tanto nas grandes empresas como nas pequenas. Nas companhias com mais de 50 funcionários, houve alta de 3%, passando dos 103,6 pontos, em abril, para 106,7 pontos, em maio. Nas empresas com menos de 50 colaboradores, o crescimento foi de 1,4%, saindo dos 102,7 pontos para os atuais 104,2 pontos. Na comparação anual, tanto pequenas quanto grandes empresas apresentaram alta de 37,4% e 31,6%, respectivamente.

 

Segundo a assessoria econômica da FecomercioSP, a diferença de confiança de grandes e pequenas empresas, que basicamente desapareceu entre março e abril, se manteve muito pequena em maio. A Entidade ressalta que o comportamento da confiança das grandes empresas na pesquisa é mais volátil dada a amostragem menor do que a de pequenas empresas.


voltar