Compartilhe
11 de Agosto de 2015 – 04h45 horas / G1

Um mês após a reunião que decidiu manter o traçado original do contorno viário da BR-101, na Grande Florianópolis, as obras seguem sem cronograma. No encontro realizado em 9 de julho, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) havia dito que faria a publicação das datas em 30 dias, como mostrou reportagem do RBS Notícias desta segunda-feira (10).

O prazo terminou, mas a concessionária da rodovia, responsável pela obra, disse que ainda não recebeu nenhuma resposta. "Até o momento, a gente não tem nenhum posicionamento por parte deles", afirmou o gerente de planejamento da Autopista, Marcos Guedes. A RBS TV entrou em contato com a ANTT, mas não recebeu resposta até a noite desta segunda.

O contorno viário vai desviar o trânsito pesado da BR-101 desde Biguaçu até Palhoça, um trecho de quase 50 quilômetros. Porém, na parte mais ao Sul do contorno, o trabalho ainda não começou, pois falta a licença de instalação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O trecho Norte e o intermediário estão com os documentos em dia.

Nessas partes que já têm licença, o projeto segue normalmente. É o caso do canteiro de obras em São José. Os trabalhos começaram no ano passado e ainda estão na fase de terraplenagem. "É um processo um pouco mais demorado, que você lida com a parte mais grosseira do serviço, que depende de um tempo bom", explicou o gerente de planejamento da concessionária.

A previsão inicial era de que toda a obra durasse três anos. Porém, como não existe um cronograma oficial e ainda faltam algumas licenças, é difícil prever quando tudo vai mesmo ficar pronto.

Reunião em Brasília

Em 9 de julho, senadores e deputados federais do fórum parlamentar de Santa Catarina foram até a ANTT em Brasília para debater sobre uma possível mudança no trecho Sul da obra do contorno viário da Grande Florianópolis. Na reunião, foi decidido manter o traçado original.

Na ocasião, a superintendente de Exploração de Infraestrutura Rodoviária da ANTT, Viviane Esse, afirmou que a Agência publicaria o cronograma da obra em 30 dias.


voltar