Contran adia mais uma vez a obrigatoriedade de rastreadores
Compartilhe
18 de Junho de 2015 – 05h13 horas / Automotive Business

O Conselho Nacional de Trânsito – Contran – decidiu em reunião na tarde da quarta-feira, 17, prorrogar para 1º de janeiro de 2016 o início do emplacamento eletrônico pelo Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav) para que veículos nacionais e importados possam instalar a “tag Siniav”, mais conhecida como rastreadores de veículos.

Segundo comunicado divulgado na noite de quarta-feira, 17, pelo Ministério das Cidades, com o qual o Contran é vinculado, a instalação do sistema para o rastreamento da frota nacional obedecerá a um cronograma a ser estabelecido e que vai vigorar também a partir de 1º de janeiro do próximo ano.

O rastreamento tem como objetivo a prevenção, fiscalização e repressão ao furto e roubo dos veículos de passageiros e também de cargas no País. O sistema consiste na identificação dos modelos por radiofrequência, a partir de um dispositivo de identificação eletrônico instalado no veículo, que conta com estrutura estabelecida com antenas leitoras, centrais de processamento e sistemas informatizados de monitoramento.

O prazo para instalação do sistema já foi adiado várias vezes, a última há pouco mais de um ano, quando as montadoras fizeram pleito à presidente Dilma Rousseff .


voltar