Crise derruba vendas de pneus de carga
Compartilhe
05 de Outubro de 2015 – 05h09 horas / Investimentos e Notícias

A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), que representa a indústria de pneus e câmaras de ar instalada no Brasil, informa que, segundo o balanço setorial de janeiro a agosto de 2015, o volume de vendas de pneus de carga caiu -17,3% em relação ao mesmo período no ano passado. Considerando-se como medida as toneladas de pneus de carga vendidos, a queda chega a -22,4%. "É uma categoria que acompanha o PIB, o ritmo industrial e o crescimento do país, portanto a queda expressiva na venda de pneus de carga é um sintoma da crise econômica em que o país está mergulhado", destaca Alberto Mayer, Presidente da ANIP.

As exportações de pneus e as vendas para as montadoras também caíram entre janeiro e agosto de 2015 em relação ao mesmo período do ano passado. O mercado de exportação retraiu -9,7% no período e as compras no setor automotivo, -19,4%, em volume de pneus. As vendas de pneus para montadoras reduziram em todas as categorias, especialmente as de carga (-46,8%), duas rodas (-19,1%) e pneus de carro de passeio (-15,6%).

Segundo Mayer, a indústria não tem benefícios com a valorização cambial, uma vez que grande parte dos insumos utilizados na produção dos pneus no Brasil é importada. "O país não é autossuficiente em borracha, por exemplo, por isso é necessário trazer de fora, e, ainda, há uma tributação excessiva sobre insumos sem similar nacional e sobre outros cuja importação é necessária, solapando a competitividade do setor e inflacionando o produto nacional", pontua o Presidente.

A necessidade de adoção de políticas que aumentem a competitividade do setor de pneus levou a ANIP a lançar, este ano, o documento Livro Branco da Indústria de Pneus, que contém propostas para alavancar o crescimento do setor, como a redução do custo logístico, desoneração do processo de logística reversa, melhor acesso a insumos essenciais para a produção de pneus, estímulos à exportação, implantação de margem de preferência para a indústria nacional nas compras públicas, entre outras. O documento está disponível no site da ANIP.

O balanço do setor de pneus entre janeiro e agosto de 2015 revela ainda que a indústria de pneus tem contribuído positivamente para a balança comercial brasileira. No período avaliado, o setor promoveu um superávit de US$ 460,78 milhões, com um saldo de 4,078 milhões de unidades de pneus (exportações menos importações). Importante ressaltar que este saldo vem caindo ao longo dos anos. Em 2005, o saldo foi de 13,9 milhões de unidades de pneus; em 2011, 11,3 milhões; e em 2014, 5,4 milhões. "Há um esforço para se aumentar a exportação de pneus, porém a concorrência global é forte e o nosso produto enfrenta restrições tributárias, logísticas e operacionais que limitam a sua competitividade no exterior. Prova disso é a redução no saldo da balança comercial, que saiu de quase 14 milhões de unidades em 2005 para 5,4 milhões em 2014. Estamos muito distantes daquele patamar, infelizmente", destaca Mayer.

Segundo o balanço da ANIP, a produção total de pneus cresceu 3,3% entre janeiro e agosto deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 47,65 milhões de unidades produzidas no período. Isso se deve particularmente à maior demanda por pneus de carro de passeio para abastecer o mercado de reposição, que cresceu 16,9% em relação aos primeiros oito meses de 2014.


voltar