Crise reduz venda de veículos e contratações em transportes
Compartilhe
16 de Junho de 2015 – 04h50 horas / CNT

De acordo com dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), a venda de caminhões novos caiu 43% nos primeiros cinco meses de 2015. Além disso, a indústria de implementos rodoviários, que comercializa roboques, semireboques e carrocerias sobre chassis, também apresentou retração de 40% no total de produtos emplacados entre janeiro e maio. O desempenho é um reflexo da crise econômica.

Menos caminhões em circulação significa que há menos cargas sendo transportadas, um sinal de que a produção e o consumo estão menores. Outro efeito aparece no mercado de trabalho.

No Paraná, por exemplo, até meados do ano passado, o crescimento na demanda pelo serviço de transportes, aliada à falta de mão de obra qualificada para o setor no Brasil, fez transportadoras contratarem motoristas colombianos.

Conforme o presidente do Setcepar (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Paraná), Gilberto Cantú, por enquanto, as contratações estão paradas. “Tem menos demanda e houve menor procura por esse profissional. É um reflexo! Não está se vendendo caminhão. Ninguém está ampliando ou renovando”, explicou.

Segundo Cantú, esse foi um projeto piloto desenvolvido pelas transportadoras paranaenses, como alternativa para a falta de motoristas de caminhão qualificados no Brasil. Somente em 2014, 300 motoristas estrangeiros cadastraram os currículos junto ao Setcepar.

Gilberto Cantú disse que quando a economia recuperar e a demanda voltar a crescer, o projeto poderá ser retomado, em razão do preparo dos profissionais colombianos. “Com certeza, as empresas vão buscar por profissionais. Não é só para cobrir. É um profissional de qualidade que agrega para a transportadora”, destacou.

Cerca de 25 profissionais estrangeiros estão trabalhando somente na região da grande Curitiba, capital do Paraná.


voltar