Compartilhe
16 de Agosto de 2016 – 04h18 horas / SEST SENAT

Ainda desconhecido para boa parte dos brasileiros, o conceito de Compliance já é bastante utilizado e explorado no meio corporativo, especialmente no exterior. Proveniente do verbo “to comply”, ele significa adequar-se, obedecer, estar em conformidade com as regras. Na realidade organizacional, denota, portanto, a obrigação de agir de acordo com as normas e regras.

 

O Brasil vive um contexto de franca ascensão de demandas por ética e transparência. Diante disso, a implementação de um Código de Ética e Conduta tem se mostrado cada vez mais compulsório às empresas. Ciente dessa tendência mundial, o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) instituiu a Coordenação de Compliance.

 

Segundo o presidente da CNT e dos Conselhos Nacionais do SEST SENAT, Clésio Andrade, "o que se espera é que todos os envolvidos tomem ciência do que está sendo construído, compreendam a sua importância e apliquem diariamente em suas atividades. Agindo assim, estaremos fortalecendo os valores que direcionam nossas ações e o comportamento diante de nossos públicos de relacionamentos."

 

João Varga, coordenador de Compliance do SEST SENAT, explica que o estabelecimento de normas para programas dessa natureza ganhou corpo a partir da Lei Anticorrupção (nº 12.846/2014), que responsabiliza negócios que praticam atos lesivos à administração pública nacional ou estrangeira, tanto na esfera administrativa quanto na civil.

 

“Nesse primeiro momento, implementaremos um código de ética e conduta, que espelhará todos os princípios da organização, tudo aquilo que é correto de se fazer, nos relacionamentos com pares, fornecedores, parceiros, órgãos públicos”, diz Varga, informando que também será implementada uma cartilha orientadora com diretrizes para evitar casos de corrupção, fraude ou lavagem de dinheiro.

 

Compliance é uma tendência corporativa mundial e tem como finalidade garantir a lisura dos processos internos, além de assegurar aderência regulamentar e normativa.


voltar