Curso do SEST SENAT habilita para trabalhar com cargas indivisíveis
Compartilhe
19 de Janeiro de 2018 – 02h26 horas / SEST SENAT

Um dos serviços de transporte que requer especialização é o que trabalha com cargas indivisíveis. Mas, você sabe o que significa isso? Trata-se do transporte de uma peça unitária, com elevado peso específico, que também pode ter grandes dimensões, como, por exemplo, o transporte de guindastes, toras ou blocos de rocha. O SEST SENAT oferece essa capacitação para profissionais do transporte e o curso é gratuito para aqueles que estão com o cadastro em dia nas Unidades Operacionais. Saiba mais sobre a gratuidade dos serviços do SEST SENAT.

 

O foco está na preparação do condutor frente aos riscos que esse tipo de movimentação oferece. Utilizando como base as resoluções do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) sobre o tema, além da regulamentação do Dnit (Deoartamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

 

Somente quem fez o curso preparatório pode trabalhar com esse tipo de carga. Nesses casos, são observadas condições especiais de trânsito, como horários, velocidade, sinalização do veículo e da carga e outras medidas específicas de segurança nas estradas, bem como para segurança de propriedade de terceiros e da própria rodovia.

 

No SEST SENAT, o curso tem carga horária de 50 horas/aula. Os alunos recebem noções de Legislação de Trânsito e Legislação Específica, Primeiros Socorros, Meio Ambiente e Prevenção de Incêndios, Direção Defensiva e Movimentação de Cargas.

 

Os pré-requisitos para se matricular são: ser maior de 21 anos; estar habilitado no mínimo na categoria C ou E; não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir ou ter a CNH cassada, e nem estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.

 

Depois de se formar, o caminhoneiro solicita uma segunda via da carteira de habilitação que vai constar a autorização para o transporte da carga indivisível. O SEST SENAT está devidamente credenciado pelo Contran para oferecer o curso.

 

Entre em contato com a Unidade do SEST SENAT mais próxima para saber informações sobre inscrições e turmas para o curso Especializado para Condutores de Veículos de Transporte de Cargas Indivisíveis e Outras.

 

SEST SENAT 25 anos

Em 2018, o SEST SENAT completa 25 anos. A instituição tem como missão promover a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento profissional dos trabalhadores do setor de transporte e seus dependentes, com responsabilidade socioambiental.

 

Nesse período, mais de 110 milhões de atendimentos já foram realizados por meio de cursos, palestras, assistência na área de saúde, atividades de esporte, cultura e lazer, entre outros. O SEST SENAT conta com 146 Unidades Operacionais localizadas em todas as regiões do Brasil e, desde 2017, trabalha na expansão de sua rede. Até 2019, serão mais de 200 unidades em funcionamento no país.

 

Todas elas oferecem os serviços gratuitamente aos trabalhadores do transporte e aos seus dependentes. Para ter acesso à gratuidade, é preciso que o trabalhador autônomo ou a empresa onde os profissionais trabalham contribua para o SEST SENAT.


voltar