Compartilhe
29 de Março de 2017 – 04h30 horas / SEST SENAT

Planejamento, foco e disciplina. Essas são as principais dicas para quem quer potencializar a carreira profissional. De acordo com Luana Huth, diretora do IBCAA (Instituto Brasileiro de Carreira), independentemente do objetivo e da área de atuação, buscar desenvolver e reciclar competências sempre alinhadas com a evolução do mercado são requisitos fundamentais para uma boa carreira. “O primeiro passo é ter um planejamento claro de onde se quer chegar, qual seu objetivo profissional para, então, com foco e disciplina, alcançar o sucesso que se almeja”. Além disso, manter uma boa rede de relacionamento profissional pode proporcionar mais oportunidades.

 

Com a correria do dia a dia e o alto custo de muitas capacitações presenciais, os cursos a distância se tornaram uma excelente opção para o profissional que deseja se aperfeiçoar e não ficar para trás nas rápidas evoluções e inovações do mercado de trabalho. Luana ressalta que toda capacitação é válida quando vai ao encontro do objetivo profissional. “Para um currículo de alta conversão, é muito importante apresentar clareza no que o profissional pode contribuir com a organização. Então, os cursos precisam apresentar relação a isso”, orienta. Qualificar-se em cursos on-line de pequena duração possibilita, ainda, desenvolver competências distintas, como: disciplina, autonomia e proatividade. “Essas são características que podem ser observadas pelos recrutadores durante um processo de seleção, por exemplo”. 

 

Cursos on-line gratuitos

 

Em consonância com as exigências do mercado de trabalho, o SEST SENAT está atento às novas modalidades de capacitação profissional. Por isso, investe em cursos a distância. Como parte do compromisso em manter os profissionais competitivos, a instituição, desde o ano passado, amplia a oferta de cursos on-line gratuitos.

 

A plataforma EaD do SEST SENAT disponibiliza 120 cursos nas seguintes áreas: regulamentados, transporte, gestão, saúde, educação e social.

 

Conheça os cursos regulamentados

 

Conheça os cursos disponíveis na área de transporte

 

Conheça os cursos disponíveis na área de gestão

 

Conheça os cursos disponíveis na área de saúde

 

Conheça os cursos disponíveis na área de educação

 

Conheça os cursos disponíveis na área social

 

Além de colaborar com o aperfeiçoamento profissional, os cursos oferecidos pelo SEST SENAT também podem ser aproveitados como atividades complementares em cursos de graduação, exigidas em diversas universidades em todo o Brasil, conforme regulamento de cada instituição de ensino.

 

Como aproveitar ao máximo um curso on-line

 

Antes de tudo, o aluno deve estar interessado e motivado para realizar o curso. É o que diz a professora Ivete Palange, conselheira da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância). “É preciso verificar os conteúdos que agregam valor na formação profissional e que tem interesse em estudar. Procurar instituições idôneas que atendam aquilo que se queira estudar, verificar o que curso exige em termos de dedicação e se a metodologia proposta atende às expectativas”.

 

A conselheira dá dicas que ajudam a melhorar o aproveitamento dos cursos a distância. São eles:

 

– crie uma rotina de estudo e acesse o curso todos os dias, se possível;
– realize as atividades propostas obedecendo ao cronograma;
– organize o material de estudo no computador.

 

Cursos on-line exigem maturidade e compromisso

 

Os cursos a distância são flexíveis e permitem que o aluno estude em diversos locais e no tempo disponível que tem. “Não há limites físicos para a realização do curso”, afirma Ivete. Contudo, exige mais maturidade e compromisso com o que deseja aprender. “Às vezes, o aluno se inscreve em um curso a distância achando que é mais fácil que o presencial e se surpreende com a necessidade de estudo e dedicação. O aluno precisa querer estudar e ser capaz de estudar independentemente do controle de alguém”, alerta.


voltar