Demissão vs Recolocação
Compartilhe
15 de Julho de 2015 – 05h30 horas / Luciana de Freitas Pelucio

Todo processo de demissão é sempre delicado e desgastante, tanto para a organização como para o colaborador.

De um lado estão as razões organizacionais: contenção de custos; retração de mercado; crise econômica etc. Do outro, toda a problemática emocional gerada no indivíduo demitido. E, ainda, os reflexos negativos no clima organizacional.

Existem dados estatísticos que comprovam o quanto à condução da demissão interfere na conduta do profissional desligado: reclamações trabalhistas, imagem da empresa e auto-estima.

É necessário, então, muito cuidado para fazer a comunicação ao funcionário e também aos seus colegas e pares, visando a responsabilidade social da empresa, a preservação de sua boa imagem junto ao público interno e externo, além da redução de seu passivo trabalhista.

Este cuidado envolve desde a decisão da demissão e a comunicação, até o pagamento das verbas rescisórias.

Uma alternativa interessante e utilizada no mercado de trabalho é auxiliar, de alguma maneira, na recolocação do profissional demitido.

Pensando nisto, o  SETCESP atua de forma dinâmica no cadastramento de currículos de profissionais do segmento de transportes rodoviário de cargas. Setor criado não somente para transmitir currículos às empresas, mas, principalmente para recebê-los! Colaborando assim, para a recolocação profissional, e contribuindo para uma boa imagem da sua organização junto ao público interno e externo, mesmo após um processo de demissão que, muitas vezes, é inevitável.

Por isso, ao demitir, não deixe de cadastrar o currículo do profissional desligado no site, ou, indicar o portal do Setcesp para que ele mesmo faça o cadastramento. É simples e totalmente gratuito:  http://www.setcesp.org.br

Da mesma forma, ao contratar, não deixe de consultar o Banco de Currículos do Setcesp – Entre em contato conosco: 11 2632-1044 e-mail: bolsa@setcesp.org.br

O Setcesp é seu parceiro de todas as horas!

Luciana de Freitas Pelucio – Coordenadora de Recursos Humanos


voltar