Compartilhe
14 de Outubro de 2014 – 05h01 horas / G1

A Dersa abre, nesta terça-feira (14), a 1ª fase da licitação do túnel submerso entre as cidades de Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo.

As empresas interessadas em participar das obras do submerso serão conhecidas na sessão pública de recebimento dos documentos de licitação, sede da Dersa, em São Paulo.

As construtoras interessadas precisam comprovar que possuem competência técnica e saúde financeira para conduzir a implantação do futuro túnel. Será permitida a participação de empresas nacionais e estrangeiras, isoladamente ou reunidas em consórcios, que deverão ser constituídos por até quatro empresas.

As empresas que conseguirem atender os requisitos técnicos e financeiros serão julgadas qualificadas e estarão aptas a apresentar proposta comercial na segunda etapa da licitação. A previsão da Dersa é iniciar a segunda etapa ainda em novembro de 2014. A empresa escolhida será aquela cuja proposta comercial resultar no menor preço global para a obra.

O custo total das obras está estimado em R$ 1,98 bilhão. O início das obras está previsto para janeiro de 2015, com duração de 44 meses.

Túnel submerso

O túnel submerso permitirá a articulação do transporte entre Santos e Guarujá, reduzirá o tempo de circulação de veículos, ligará as duas margens do Porto de Santos e contribuirá para a diminuição do consumo de combustíveis e a emissão de gases poluentes. O túnel será composto de seis módulos de concreto pré-moldado, construídos em uma doca seca no Guarujá. Após finalizados, serão rebocados flutuando até o local onde serão submersos.


voltar