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14 de Março de 2014 – 02h33 horas / Assessoria de Imprensa – DERSA – Desenvolvimento Rodoviário

A DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A recebeu nesta quinta-feira (13) a documentação e propostas de metodologia de execução de cinco consórcios, formados por 18 empresas, interessados na execução das obras do Submerso – Túnel Santos-Guarujá.  Participam desta primeira fase da licitação, que é internacional, empresas do Brasil, Espanha, Holanda, Itália e Coreia do Sul. O edital de licitação desta fase foi publicado em Diário Oficial no dia 18 de dezembro de 2013.

Nesta etapa, os consórcios interessados precisam comprovar que possuem competência técnica e saúde financeira para conduzir as obras de implantação do túnel. Como o projeto contará com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a licitação é conduzida de acordo com as regras da instituição financeira.

Os consórcios que apresentaram sua documentação trazem a experiência em túneis imersos de diversos empreendimentos pelo mundo, tais como: Noord/Zuidlijn (Holanda), Busan-Geoge Link (Coréia do Sul), Coatzacoalcos(México), Mose (Itália), entre outros.

Esse é o maior contrato da história da DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A e o maior contrato de obra pública viária do Estado na Baixada Santista. As obras, licitadas em  lote único, estão orçadas em R$ 1,8 bilhão.

Participam desta fase da licitação 11 empresas brasileiras e sete estrangeiras.
As brasileiras são: Camargo Corrêa, Carioca Engenharia, Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão, Construcap, Encalso, Constran, Mendes Júnior, Andrade Gutierrez e CR Almeida.

A Espanha participa com três empresas (Ferrovial Agroman, FCC e OHL), a Itália com duas (Salini Impregilo e Grandi Lavori Fincosit), a Holanda com uma (Strukton) e Coreia do Sul com uma (Daewoo)

Os consórcios que apresentaram documentação são os seguintes:

Consórcio Túnel Santos/Guarujá
CONSTRUTORA NORBERTO ODEBRECHT S.A. (Líder)
CONSTRUTORA QUEIROZ GALVÃO S.A.
CONSTRUTORA OAS S.A.
STRUKTON CIVIEL PROJECTEN B.V.
Consórcio Construtor Túnel Santos/Guarujá
CONSTRUÇÕES E COMÉRCIO CAMARGO CORRÊA S.A.(Líder)
CONSTRUTORA FERROVIAL AGROMAN S.A.
CARIOCA CHRISTIANI-NIELSEN ENGENHARIA S.A.

Subempreiteiras:
BOSKALIS INTERNATIONAL B.V.
DRAGAMEX S.A. DE C.V.

Consórcio Túnel Submerso
CONSTRUTORA ANDRADE GUTIERREZ S.A. (Líder)
C.R. ALMEIDA S.A. ENGENHARIA DE OBRAS
DAEWOO ENGINEERING & CONSTRUCTION C.O. LTDA
OBRASCÓN HUARTE LAIN S.A.

Consórcio Travessia Submersa
CONSTRAN S.A. CONSTRUÇÕES E COMÉRCIO (Líder)
MENDES JÚNIOR TRANDING E ENGENHARIA S.A.
SALINI IMPREGILO S.p.A
GRANDI LAVORI FINCOSIT
Subempreiteira::
MAMMOET MARITIME B.V.

Consórcio Construcap – FCC – Encalso (Túnel Santos/Guarujá)
CONSTRUCAP CCPS ENGENHARIA E COMÉRCIO S.A. (Líder)
FCC CONSTRUCCION S.A.
ENCALSO CONSTRUÇÕES LTDA.

Concorrência

Após a análise da documentação, a DERSA selecionará as empresas habilitadas a seguir para a próxima etapa do processo de pré-qualificação, que é o estudo da metodologia de execução já apresentada junto com os documentos das empresas. As empresas terão que comprovar que dominam a técnica de construção de túneis submersos e estão habilitadas a executar intervenções viárias, em área de porto e contenção geotécnica, entre outras.

As selecionadas neste processo serão convidadas a apresentar as propostas de preço.

O Submerso

Projetado com tecnologia inédita no País, o SUBMERSO permitirá a articulação do transporte entre Santos e Guarujá, reduzirá o tempo de circulação de veículos, eliminará gargalos no trânsito das duas cidades e contribuirá para a diminuição do consumo de combustíveis e a emissão de gases poluentes. Inovação e sustentabilidade são as grandes características do projeto.

Atualmente, a ligação entre Santos e Guarujá é feita pela rodovia Cônego Domenico Rangoni (SP 055), com 43 km de extensão, e pelas balsas das Travessias Litorâneas da DERSA. Com o túnel submerso, o trajeto será percorrido em cerca de 1 minuto, superando filas de espera na balsa e o longo percurso rodoviário.
O túnel será composto de seis módulos de concreto pré-moldado, que serão construídos em uma doca seca localizada no Guarujá. Após finalizados, serão rebocados flutuando até o local onde serão submersos.


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