Compartilhe
08 de Setembro de 2015 – 10h24 horas / CNT

O Despoluir – Programa Ambiental do Transporte incentiva os transportadores a adotarem práticas ambientalmente responsáveis e a diminuírem os impactos do setor ao meio ambiente e à saúde de trabalhador em transporte. A iniciativa é desenvolvida pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) e pelo Sest Senat.

Faz parte do programa o projeto Redução da Emissão de Poluentes pelos Veículos, que mede a opacidade da fumaça que sai de caminhões e ônibus. Os veículos que estão de acordo com os limites permitidos pela legislação recebem um selo do Despoluir.

Em oito anos de atuação, já foram realizadas mais de 1,3 milhão de aferições, com a participação de 27 federações e das unidades do Sest Senat em todo o Brasil. Mais de 11,8 mil empresas e 13 mil caminhoneiros já foram atendidos. O índice de aprovação é de 86,75%.

Reduzir a emissão de poluentes é essencial para garantir mais saúde aos trabalhadores em transporte e à população em geral, pelo fato da exposição constante à poluição ocasiona sérios problemas de saúde.


voltar