Compartilhe
15 de Junho de 2015 – 05h12 horas / G1

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) divulgou um alerta nesta sexta-feira (12) contra um golpe relacionado a multas de trânsito que está sendo aplicado por meio de falsos boletos bancários.

O crime consiste em fotografar veículos que estão trafegando em uma determinada via. De posse do número da placa, os criminosos produzem um falso boleto de pagamento de multa e o enviam ao proprietário do automóvel.

Nesse suposto boleto está incluso o número de uma conta bancária na qual será efetuado o depósito do pagamento.

Entre os boletos falsos que estão circulando é mencionado no cabeçalho da falsa multa o Sistema de Controle de Multas (SISCOM). Esse sistema não existe, alerta o Detran.

Na notificação de penalidade do Detran-SP consta o brasão do Estado de São Paulo, menção à Secretaria da Fazenda e a sigla MILT (Multa por Infração à Legislação de Trânsito).

Além disso, o Detran informa que não multa por meio de radares, pois não opera esse tipo de equipamento, de responsabilidade exclusiva das prefeituras, no perímetro urbano, e dos órgãos rodoviários. Desta forma, nenhuma notificação do Detran-SP é apresentada com foto do veículo.

Antes de pagar, verifique

O Detran recomenda aos motoristas que, antes de qualquer pagamento, consultem o portal detran.sp.gov.br para verificar, por meio do número da placa e Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor), se há de fato algum registro de infração de trânsito.

Caso o boleto indique outro órgão autuador – como as prefeituras, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) – é importante fazer pesquisas também nos sites desses departamentos.

Os débitos de veículos emplacados no estado de São Paulo também podem ser pesquisados no site da Secretaria Estadual da Fazenda (www.fazenda.sp.gov.br).

Como o Detran avisa sobre multa

O Detran-SP explica que, sempre que uma infração é registrada, primeiro é enviada ao proprietário uma notificação de autuação, com campo para indicação de condutor.
Somente após o prazo para a indicação será encaminhada a notificação de penalidade, que é o boleto para pagamento da multa.

As multas cujo órgão autuador é o Detran-SP podem ser pagas sem necessidade de boleto, bastando informar o Renavam do veículo em qualquer instituição bancária credenciada, por meio da internet, caixas eletrônicos e agências.

Os cidadãos que receberem boletos falsos em nome do Detran-SP devem acionar a Ouvidoria – Acesso pelo portal detran.sp.gov.br, na área de "Atendimento" – enviando todas as informações com detalhes para investigação.


voltar