Compartilhe
16 de Março de 2017 – 05h02 horas / Intelog

A construção de passarelas para pedestres é uma reivindicação antiga das comunidades que vivem no entorno da duplicação da BR-392, no trecho entre Pelotas e Rio Grande. No fim de 2015, esta demanda começou a se tornar realidade quando o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) deu início às obras. Com a proximidade da conclusão destas cinco estruturas, a autarquia inicia, na quarta-feira (15/03), uma ação para orientar os moradores, incentivando a travessia segura. A campanha terá a parceria da concessionária Ecosul.


“Mesmo que as obras ainda não estejam finalizadas, algumas estruturas já têm condições de serem utilizadas pela população, uma vez que os serviços que estão sendo executados não comprometem a segurança”, reforçou o engenheiro do DNIT, Vladimir Casa. Nas passarelas localizadas no Capão Seco (km 51,8), Povo Novo (km 41,9), Vila da Quinta (km 26,5) e carreiros (km 19,6) faltam acabamentos, como cobertura e iluminação. No Parque Marinha (km 18) as obras estão na fase de colocação de rampas. “Nossa expectativa é que nas próximas semanas todas estas estruturas sejam gradativamente concluídas”, disse Casa.


Em busca da conscientização dos pedestres, o DNIT elaborou uma campanha para reforçar a importância da utilização destas estruturas. Nesta quarta-feira (15/03), das 9h às 15h, a equipe da Gestão Ambiental da BR-116/392 (STE S.A.) fará abordagens na comunidade, no Povo Novo, dialogando com os moradores. Panfletos serão distribuídos e cartazes fixados em estabelecimentos comerciais. Na sexta-feira (17/03) as ações se estendem para a Vila da Quinta. “A proposta é que possamos desdobrar as atividades ao longo das próximas semanas até a entrega das passarelas, incluindo as escolas do entorno”, explicou o educador ambiental da STE S.A., Cauê Canabarro.


voltar