Compartilhe
03 de Fevereiro de 2015 – 04h15 horas / Diário da Região

A duplicação do trecho de 17 quilômetros da BR-153 em Rio Preto só vai começar em abril. Foi o que ministro dos Transporte, Antônio Carlos Rodrigues (PR), afirmou ontem ao presidente da Câmara, Fábio Marcondes, do mesmo partido do ministro, e ao vereador Paulo Pauléra (PP), em Brasília. O Diário revelou no sábado, com exclusividade, que projeto elaborado pelo consórcio vencedor da licitação da obra, em contrato de R$ 186,9 milhões, foi reprovado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

A princípio, a obra começaria no ano passado. A nova previsão do consórcio, porém, foi para fevereiro. Agora, o ministro afirmou que a obra só começará em abril. "O projeto precisa de adequações e a duplicação começa em abril", disse Marcondes. Segundo a assessoria da Câmara, a viagem dos vereadores, de avião até o ministério, foi bancada pelos parlamentares.

A assessora do ministro, Aline Dieguez, disse que adequações do projeto também dependem da Transbrasiliana, que detém a concessão do trecho paulista da BR-153.

O ministério não informou que adequações precisam de aval da concessionária. A ordem de serviço para início da elaboração dos projetos para a duplicação foi assinada, em Rio Preto, no dia 3 de setembro.

O consórcio formado pelas empresas Bandeirantes, Encalso, Coplan e Astec, tinham prazo máximo de 150 dias para apresentar projetos da obra. O prazo terminou no sábado, mas o Dnit afirmou que os projetos precisam de "correções". A duplicação da BR-153, em obra incluída no PAC, foi prometida pela presidente Dilma em visita a Rio Preto em agosto de 2011, quando ela inaugurou conjunto habitacional Nova Esperança.

Contorno

Vereadores também falaram sobre o projeto de contorno ferroviário, outra promessa feita pela presidente em abril do ano passado, quando voltou a Rio Preto para inaugurar outro conjunto de casas populares. O projeto seria incluído, segundo ela, no PAC 3, que a presidente afirmou que seria anunciado em agosto do ano passado.

O ministro dos Transportes afirmou ontem, porém, que a obra ainda não foi incluída no PAC e que vai "se empenhar" para que isso aconteça. No final do mês passado, o Dnit chegou a prometer que licitação para contratar projeto do contorno ferroviário, que terá 37 quilômetros e vai desviar os trilhos da área central de Rio Preto, será aberta ainda neste mês.

A retirada dos trilhos também passou a ser exigência de moradores do Jardim Conceição, local onde descarrilamento de trem da ALL matou oito pessoas em 24 de dezembro de 2013. O pedido para a retirada dos trilhos foi entregue diretamente a Dilma. Os vereadores também passaram no gabinete do ministro dos Portos, Edinho Araújo (PMDB), apontado pelo partido como pré-candidato a prefeito de Rio Preto em 2016.


voltar