Compartilhe
22 de Agosto de 2016 – 04h11 horas / Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil

Os 806 quilômetros de extensão da BR-163, que cruza o Mato Grosso do Sul, serão duplicados. Para o projeto, foram liberados, na quinta-feira (18/8), R$ 737 milhões, a partir da assinatura do contrato de financiamento entre a Caixa Econômica Federal e o Grupo CCR, responsável pelas obras. O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, participou do evento, promovido pelo governo do estado, e destacou a intenção do Governo Federal de estabelecer um ambiente propício para as parcerias público-privadas em todo o País.


Ao todo, 1,3 milhão de pessoas, em 21 municípios, serão favorecidas diretamente pelas obras na BR-163, entre Novo Mundo, no Paraná, e Sonora, no Mato Grosso. Além da duplicação, o projeto prevê a construção de 12,3 quilômetros de contornos, 62 trevos, 44 retornos em nível, 16 passarelas, recuperação de 50 pontes e a construção de 35,3 quilômetros de vias marginais em alguns pontos da rodovia.


“A financiabilidade de projetos é uma necessidade para alcançarmos os investimentos para o aprimoramento da logística de transportes, fundamental para o crescimento econômico do Brasil”, afirmou o ministro Quintella.


O ministro ressaltou também a importância da BR-163 para o escoamento produtivo da região e de todo o País. “Esta estrada tem papel crucial para a logística de transporte da agroindústria, do comércio e do turismo sul-mato-grossense, sendo ainda uma das principais artérias para o escoamento do País em direção o corredor logístico norte”.


Para o governador do estado, Reinaldo Azambuja, reunir os recursos públicos e privados é uma das principais saídas para os problemas comuns a toda a sociedade. “A BR-163 já foi conhecida como a rodovia da morte no estado. Por isso é preciso reconhecer a importância dos programas de concessões como soluções que viabilizarão novos projetos”, destacou.


Também participaram o presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, o superintendente do DNIT/MS, Thiago Bucker e parlamentares.


voltar