Compartilhe
29 de Setembro de 2017 – 02h46 horas / SEST SENAT

A educação a distância é uma forma de interligar as pessoas ao conhecimento de que necessitam e de pluralizar o acesso ao ensino. Por meio de plataformas diversas, eliminam-se barreiras e leva-se o conhecimento a um universo cada vez maior de pessoas, com a vantagem da flexibilidade: o aluno toma as "rédeas" do processo de aprendizagem e pode definir como, quando e onde quer estudar.

 

O diretor da Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância), Stavros Xanthopoylos, precursor na implantação de cursos gratuitos a distância no Brasil, destaca que a oportunidade de ampliar o acesso ao conhecimento é um dos grandes diferenciais da EaD, especialmente com a utilização de novas tecnologias. “O smartphone, por exemplo, que é utilizado no dia a dia para inúmeras atividades também pode ser aproveitado na formação da pessoa. Isso democratiza o processo de ensino e ajuda a melhorar a qualidade de vida do indivíduo”, complementa.

 

EaD e educação corporativa


Nas organizações, o potencial dessa modalidade de ensino pode ser explorado na educação corporativa, considerada essencial para desenvolver competências, estimular o aprendizado organizacional e aumentar a competividade. “Muitas empresas já perceberam esse potencial e adotaram a tecnologia não apenas como ferramenta de trabalho, mas como meio de formação complementar de seus empregados”, esclarece.

 

Ele destaca que o desenvolvimento de um projeto para qualificação dos funcionários deve ser estudado, a fim de que os cursos e o processo de capacitação sejam os mais adequados à realidade e às necessidades estratégicas da empresa. “Se souberem usar isso dentro de uma estratégia educacional, pode-se criar um sistema dinâmico e integrado de gestão de conhecimento, que vai além da informação. Isso realmente tem um impacto muito grande”, ressalta Xanthopoylos.

 

SEST SENAT tem mais de 200 cursos a distância gratuitos


O SEST SENAT disponibiliza mais de 200 cursos a distância, gratuitos e com certificação nas áreas de transporte, gestão, educação, social, saúde, além de cursos regulamentados pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

 

Empresas podem utilizar as capacitações nas estratégias de gestão de pessoas voltadas à educação corporativa e, assim, promover o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes que favoreçam os profissionais e as organizações.

 

Conheça!

ead.sestsenat.org.br


voltar