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25 de Agosto de 2015 – 05h05 horas / Automotive Business

A prefeitura de São Paulo assinou um decreto que regulamenta a isenção da metade do IPVA para veículos elétricos emplacados na cidade. Em cerimônia realizada na sexta-feira, 21, representantes da ABVE, Associação Brasileira do Veículo elétrico, apresentaram a proposta de também liberar os veículos elétricos do rodízio municipal.

Embora seja um tributo estadual, o IPVA tem metade de seu valor repassado às prefeituras onde os veículos são emplacados e é dessa parte que o município está abrindo mão como forma de estimular a compra desses veículos com tecnologias não poluentes. Neste ano, o requerimento da isenção deverá ser feito manualmente e a partir de 2016 o sistema estará totalmente automatizado, em formato semelhante ao da nota fiscal paulistana (feito pela internet).

Para Island Faria Costa, diretor ABVE, a lei poderá gerar um efeito cascata, levando outras prefeituras e os governos estaduais e federal a reverem a carga tributária que incide sobre os veículos elétricos.

“O custo de aquisição é um dos grandes impeditivos da disseminação desta tecnologia, que, por outro lado, é muito mais barata no abastecimento e manutenção. Além de custar menos no uso, o veículo elétrico contribui com a saúde pública, pois não gera poluição sonora e do ar.”

Estimativas da ABVE indicam que no Brasil há cerca de 3 mil veículos elétricos em circulação. “O crescimento da demanda é fundamental para gerar a escala necessária para termos produção local de carros elétricos. A tecnologia do carro elétrico tem potencial para estimular a substituição da atual frota, com tremendos efeitos sobre toda a cadeia automotiva, incluindo uma forte geração de empregos”, destaca.

Segundo o executivo, a isenção do IPVA deve ser mais um estímulo para que os paulistanos procurem saber mais sobre o veículo elétrico.

“Os carros elétricos são tão eficientes que o valor gerado pela economia com abastecimento e manutenção chega a cobrir parte significativa de seu financiamento. Mesmo com o aumento da conta da luz, abastecer um veículo elétrico custa menos que um modelo convencional”, conclui.


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