Compartilhe
14 de Fevereiro de 2014 – 02h29 horas / Terra – Vc repórter

O desrespeito à faixa exclusiva de ônibus foi responsável por 42.592 multas no mês de janeiro, de acordo com balanço divulgado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

 

Na avenida Moreira Guimarães, em Indianópolis, na zona sul da capital paulista, é comum ver carros ocupando a faixa. Implantado em 5 de fevereiro, o segundo trecho de faixa exclusiva do corredor Norte/Sul, que inclui a Moreira Guimarães, funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h, nos dois sentidos, no trecho de 10,4 quilômetros de extensão entre o túnel Anhangabaú e a avenida Washington Luís.

 

Na última terça-feira, um carro da Secretaria da Cultura da prefeitura de São Paulo foi flagrado, junto com outros veículos, trafegando no espaço destinado ao trânsito de coletivos na pista à direita.

 

Segundo o leitor D.A., o carro oficial da prefeitura "invadiu a faixa na altura do aeroporto de Congonhas, sentido centro, e seguiu nela até o Parque do Ibirapuera. Ao perceber que estava sendo fotografado, o motorista começou a acelerar o carro", afirmou. Questionada pelo Terra, a Secretaria de Cultura limitou-se a afirmar que “os motoristas são orientados a respeitar as regras de trânsito estabelecidas pela lei”.

 

Mesmo de uso da prefeitura, carros oficiais não gozam de privilégios, segundo a CET. Apesar de exibirem placas especiais, de acordo com os modelos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os veículos de representação dos presidentes dos Tribunais Federais, dos governadores, prefeitos, secretários estaduais e municipais, de oficiais generais das Forças Armadas, dentre outros, devem cumprir as regras de trânsito estabelecidas pela lei.

 

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.


voltar