Encontro de municípios debaterá desafios da mobilidade urbana
Compartilhe
20 de Abril de 2017 – 04h13 horas / CNT

De 24 a 28 de abril ocorrerá, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, o IV EMDS (Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável), promovido pela FNP (Frente Nacional de Prefeitos). O evento debaterá, entre outros assuntos, os desafios da mobilidade urbana. Serão discutidas questões como qualidade, custeio operacional e equilíbrio financeiro dos sistemas, financiamento e utilização de receitas extratarifárias. As inscrições estão abertas e são gratuitas. A expectativa é que o IV EMDS reúna quase 10 mil pessoas.

 

As atividades alusivas ao setor começarão no dia 25 de abril, às 16h. Na Arena de Diálogos, será realizado o debate A democratização e a sustentabilidade dos sistemas de transporte público. Esse deve contar com a participação do prefeito de São Paulo, João Doria Junior; do secretário nacional da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, José Roberto Generoso; do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg; do presidente da NTU (Associação Nacional de Transportes Urbanos), Otávio Cunha; e do vice-presidente de Governo da Caixa, Roberto Derziê de Sant’Anna.

 

Nas Salas Temáticas do IV EMDS, que segmentam a programação por áreas de interesse, um dos espaços (ST12) concentrará mesas redondas sobre os Desafios da Mobilidade Urbana. Os debates ocorrerão nos dias 26 e 27 de abril. Estão na programação os seguintes tópicos: a qualificação do transporte coletivo e atração de novas fontes de recursos; a transformação das cidades através do transporte a pé e de bicicletas; a mobilidade urbana sustentável, segura e participativa; a importância de incluir a logística urbana no planejamento de mobilidade; a gestão da demanda de viagens e a melhoria da mobilidade urbana em um cenário de recursos escassos.

 

Além disso, eventos promovidos por instituições parceiras da FNP serão realizados simultaneamente ao IV EMDS. Um deles abordará a tecnologia do aeromóvel e novos paradigmas para um sistema de transporte seguro, integrado, inclusivo e sustentável, no dia 25 de abril. Será realizada, ainda, uma reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, no dia 26 de abril, às 9h30min.

 

As PPPs (Parcerias Público-Privadas) como alternativa para desenvolvimento urbano e melhorias na infraestrutura das cidades também serão tema de mesas redondas e palestras.

 

O SEST SENAT, a CNT (Confederação Nacional do Transporte) e o ITL (Instituto de Transporte e Logística) estarão presentes no evento. Um estande será instalado no local, com informações sobre a atuação das instituições.

 

Para saber a programação completa e detalhes sobre as inscrições, acesse o site do IV EMDS.


voltar