Compartilhe
16 de Outubro de 2017 – 04h59 horas / FETCESP

No dia 19 de outubro ocorrerá, na sede da CNT (Confederação Nacional do Transporte), em Brasília, o Encontro Internacional Eficiência Energética e Educação, evento promovido pelo SEST SENAT em parceria com a CNT e com o ITL (Instituto de Transporte e Logística).

 

O encontro tem o objetivo de debater e compartilhar estratégias eficazes para a eficiência energética no Brasil e no mundo. Serão abordados temas como as ações de eficiência energética com foco no setor de transporte brasileiro, o panorama internacional das ações de eficiência energética e o Programa de Aperfeiçoamento para Eficiência Energética do SEST SENAT.

 

A iniciativa é resultado de um acordo internacional de cooperação técnica firmado pela CNT e pelo SEST SENAT com o NRCan (Natural Resources Canada, o Ministério dos Recursos Naturais do Canadá) e o ICCT (International Council on Clean Transportation, o Conselho Internacional de Transporte Limpo).

 

Por meio dessa cooperação também será viabilizada, no SEST SENAT, a oferta de cursos com certificação internacional sobre eficiência energética. Para isso, o NRCan capacitará instrutores do SEST SENAT, que também serão certificados internacionalmente. A capacitação ocorrerá em workshops que antecederão o encontro internacional.

 

As novas qualificações terão como foco três frentes estratégicas: condução econômica, gestão de combustível e gestão de frotas. A meta é capacitar os trabalhadores do setor para atingir melhores níveis de eficiência energética no transporte de cargas e de passageiros.

 

Economia de combustível

Dados da Sondagem CNT de Eficiência Energética no Transporte Rodoviário de Cargas mostram, por exemplo, que somente o treinamento de motoristas de caminhão pode gerar 12% ou mais de economia de diesel. O gasto com combustível representa cerca de 30% a 40% do custo operacional do transporte rodoviário de cargas.

 

Despoluir

Para promover o desenvolvimento da atividade transportadora de forma sustentável e economicamente viável, a CNT e o SEST SENAT realizam, há 10 anos, o Despoluir – Programa Ambiental do Transporte. A iniciativa trabalha com diferentes projetos, em parceria com transportadores, caminhoneiros autônomos, taxistas, usuários do transporte e sociedade.

 

As ações do programa proporcionam redução de custos, aumento da eficiência operacional, geração de novas oportunidades de negócios e, principalmente, qualidade de vida para os trabalhadores do transporte.


voltar