Compartilhe
08 de Janeiro de 2016 – 04h42 horas / Zero Hora

Mais de 100 pontos captarão infrações como furar sinal vermelho, trafegar na contramão, parar em cruzamento ou não dar prioridade para o pedestre


Está em fase final de elaboração pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) o novo sistema para punir motoristas que cometem irregularidades em Porto Alegre. Até o fim deste trimestre, as 113 câmeras do órgão de trânsito espalhadas pela cidade serão utilizadas para multar.


A informação foi confirmada pelo diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, em entrevista ao programa Gaúcha Repórter nesta quinta-feira (7). Entre as infrações que poderão ser combatidas estão: furar um sinal vermelho, trafegar na contramão ou pelo acostamento, ultrapassar em local proibido, parar em um cruzamento ou não dar prioridade para o pedestre em uma faixa de segurança. Excesso de velocidade é uma das irregularidades que não poderão ser multadas pelas câmeras, já que exige um equipamento aferido pelo Inmetro e que seja capaz de mensurar a velocidade.


Sobre multar o motorista que passa no sinal vermelho durante a madrugada, Cappellari garantiu que a situação será relativizada. Caberá aos agentes de trânsito que monitoram as câmeras avaliarem se o veículo passou em velocidade compatível para garantir a segurança do trânsito.


— Se o motorista tiver cuidado, passar em velocidade reduzida e não colocar a vida dos outros em risco, ele não será multado — disse. A legislação não prevê que a imagem seja, obrigatoriamente, anexada à multa enviada ao motorista. Porém, Cappellari afirma que a intenção é enviar o registro. Os detalhes sobre as vias que serão monitoradas por câmeras serão divulgados nas próximas semanas.


O uso de câmeras para multar é permitido por lei e já é adotado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-116, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Até o fim de fevereiro, Cappellari disse que irá relançar o edital para instalação de caetanos (radares em semáforos), já que o atual está sub júdice.


voltar