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14 de Março de 2016 – 05h46 horas / DCI

Todos os dias, milhares de caminhões atravessam a cidade de São Paulo em busca de trajeto com menor incidência de pedágio. O professor Wagner Colombini Martins, especialista em sistemas de mobilidade, defende a implantação do pedágio urbano a veículos de carga, para incentivar o uso do Rodoanel e, assim, coibir essa prática – que agrava o congestionamento e causa transtornos à capital.

 

Além da passagem pela cidade ter menor custo por não ter pedágio, muitas vezes o caminho é mais curto. "O pedágio seria a melhor solução. Além de inibir o uso das vias urbanas pelos veículos que não têm necessidade de utilizá-las, gerará recursos a serem aplicados na área de transporte e tráfego do município", diz Martins.

 

Os caminhões sempre têm a possibilidade de chegar ao seu destino pelo Rodoanel – as dez principais estradas que ligam a capital estão conectadas pelo sistema viário. Porém, segundo dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), cerca de 20 mil caminhões atravessam a cidade por dia sem necessidade.

 

"O município deveria instituir pedágio especificamente para aqueles veículos de carga que somente atravessem a cidade de São Paulo, de forma a deixar o Rodoanel mais atraente", ressalta o especialista.

 

Para Martins, a passagem pela cidade se justifica em alguns casos. "O fato de o Rodoanel Norte ainda não estar implantado, faz com que para alguns a viagem pelo anel viário fique mais longa se comparada do que se utilizar a rede viária do município", pondera.

 

 


Acidentes

Com a constante passagem de caminhões, a cidade fica sujeita a acidentes, como o que ocorreu na madrugada do último dia 13 de fevereiro. Dois caminhões colidiram e causaram explosão na Avenida dos Bandeirantes, embaixo do Viaduto Santo Amaro, que está danificado pelo fogo.

 

Um dos caminhões envolvidos estava indo de Pontal, interior de São Paulo, com destino ao Porto de Santos. O outro, de refinaria fora da cidade com destino à Itapecerica da Serra – cortada pelo Rodoanel, com saída na Régis Bittencourt.

 

De acordo com o professor, considerando que os dois caminhões não realizariam paradas em São Paulo, nenhum deles tinha a necessidade de passar por dentro da cidade.

 

"Temos o Rodoanel, uma via construída para esse tipo de veículo, com asfalto apropriado, velocidade máxima permitida 60% maior que a das Marginais e sem semáforos. Vale lembrar que o acidente ocorreu em cruzamento sinalizado por semáforo", pontua.

 

 


Restrições

No início de sua gestão, o prefeito Fernando Haddad disse que iria continuar aumentando a restrição de circulação de caminhões na cidade.

 

Martins defende que São Paulo tem a necessidade de restringir caminhões também fora dos horários de pico. "O horário da restrição é adequado, mas a falta da restrição fora do pico leva à ocorrência de problemas, como o verificado no acidente da Avenida dos Bandeirantes", diz.


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