Estado e Municípios discutem Plano Diretor Metropolitano em SP
Compartilhe
21 de Outubro de 2015 – 05h35 horas / Via Trolebus

Mobilidade urbana, habitação, saneamento ambiental, meio ambiente, desenvolvimento econômico e atendimento social. Estas questões não seguem a risca as fronteiras dos municípios, a exemplo da região metropolitana de São Paulo, que reune 39 municípios.

Visando a integração de programas para o planejamento de políticas públicas, prefeitos da grande São Paulo se reuniram nesta segunda-feira (19), para discutir um plano direro metropolitano.

“Esse é um passo importante, uma exigência do Estatuto da Metrópole, e para a metrópole funcionar bem nós precisamos ter um Plano Diretor comum, que não seja a mera soma dos planos diretores de cada cidade”, afirmou o prefeito Fernando Haddad. O comitê tem planos de conclusão dos trabalhos das diretrizes em três anos.
O tema foi debatido no Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo, composto por 58 integrantes (17 do Estado, 2 da Assembleia Legislativa e 39 dos municípios).

“Esse trabalho que foi feito, tanto pelas equipes da Prefeitura de São Paulo como também pela Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, produzindo ou tentando adequar essa exigência tão importante a partir da sanção do Estatuto da Metrópole, é fundamental para que a gente possa não só construir o Plano Diretor integrado na região metropolitana como seguramente será pioneiro entre as grandes regiões do país”, afirmou o secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Edson Aparecido.


voltar