Compartilhe
28 de Fevereiro de 2014 – 12h30 horas / Globo Rural

Bancos de areia estão aparecendo no leito do rio mais importante de SP

 

Em São Paulo, a estiagem está prejudicando o transporte de cargas pela hidrovia Tietê-Paraná.

Bancos de areia apareceram no meio do rio dificultando a passagem das embarcações na represa de Ibitinga. Nas margens, uma praia se formou com a baixa no nível da água.

No total, 800 quilômetros do rio fazem parte da hidrovia que liga o interior paulista aos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás, uma importante rota, que serve para o transporte de grãos e madeira, mas que por causa da estiagem, atípica nesta época do ano, está com a navegação comprometida.

Com o nível mais baixo, as embarcações são obrigadas utilizar apenas 2/3 da capacidade de carga, para não encalhar nos bancos de areia.

De acordo com a Secretaria de Transportes de São Paulo, se a estiagem persistir, a hidrovia vai operar com menos capacidade. O reflexo será sentido nas rodovias, que deverão receber, por dia, 133 caminhões a mais para transportar o volume de produtos que circularia pela hidrovia Tietê-Paraná.

Em Pederneiras, na região de Bauru, o porto intermodal liga a hidrovia à ferrovia. Cargas de grãos que chegam do Centro-Oeste pelas barcaças estão sendo despejados nos trens, que têm como destino o Porto de Santos, mas como a hidrovia está com a capacidade reduzida em cerca de 30%, algumas empresas já tiveram uma queda no movimento de carga.


voltar