Compartilhe
15 de Setembro de 2015 – 04h57 horas / A Tribuna

Transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20% é a infração mais cometida pelos motoristas em Santos. Das 102.060 multas aplicadas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) no primeiro semestre deste ano, 29.967 foram contra os “pés de chumbo” — 30% das multas.

A informação integra um levantamento da companhia fornecido com exclusividade para A Tribuna. O radar em que houve o flagrante da maior velocidade excedida neste ano foi o que fica próximo ao número 120 da Avenida Presidente Wilson, no José Menino.

Ali, a máxima permitida é de 40 km/h. A registrada foi 137 km/h. O infrator estava em uma motocicleta Honda 125. Os radares, aliás, são os maiores “multadores” da Cidade. Eles foram responsáveis por 42.536 multas aplicadas neste primeiro semestre. Os agentes de trânsito da CET, na sequência, aplicaram 38.508.

Ranking

A segunda infração de trânsito mais cometida nas ruas santistas, segundo o relatório enviado à Reportagem, é estacionar em local/horário proibido. Foram 17.407 infrações apuradas, o que representa 17% das multas aplicadas.

Em terceiro lugar está o ato de avançar o sinal vermelho do semáforo. Nos primeiros seis meses deste ano, 7.053 infrações do tipo foram cometidas nas vias — 7% do total.

O quarto tipo de multa mais aplicado foi contra os condutores que usavam telefone celular enquanto dirigiam. A CET/Santos aplicou 6.109 notificações, totalizando 6% das multas. Na sequência, em quinto lugar, está o desrespeito ao estacionamento rotativo. Foram 5.427 infrações no primeiro semestre deste ano.

Limites e fronteiras

Um seleto grupo de 1.549 carros tem em seu prontuário o registro de dez ou mais multas computadas apenas em 2014. Quase 10% dos multados no ano passado têm mais de uma infração na sua “ficha corrida”.

A estatística positiva é que 77,74% dos motoristas santistas não foram multados no ano passado — o que mostra ser uma minoria que infringe a lei.

O levantamento feito pela CET/Santos também mostra que de cada 10 infrações cometidas em Santos, 5,4 são praticadas por motoristas de fora da Cidade. Os motoristas cujos carros têm placas de São Paulo são os forasteiros que mais receberam multas no ano passado — 27.163.

Na sequência estão os motoristas das outras cidades da própria Baixada Santista, como São Vicente. Praia Grande, Guarujá e Cubatão. Os condutores cujos carros têm placas santistas somam 46,39% das multas.


voltar