Fórum Nacional de Infraestrutura busca soluções para ‘nó logístico’
Compartilhe
26 de Março de 2014 – 10h28 horas / Agência Senado

Como desatar o “nó logístico” dos setores de transporte, combustíveis, saneamento, mineração, telecomunicações, abastecimento e irrigação? Responder essa questão é um dos principais objetivos do 1º Fórum Nacional de Infraestrutura, que acontece na quinta (27) e sexta-feira (28) no Senado.
 

Promovido pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), presidida pelo senador Fernando Collor (PTB-AL), o evento reunirá parlamentares, consultores e especialistas para oferecer propostas concretas, como projetos de lei e sugestões ao Poder Executivo que contribuam para superar os problemas de infraestrutura.

A abertura do evento será nesta quinta-feira, às 9h, no Auditório Antonio Carlos Magalhães, no edifício-sede do Interlegis. Os debates, abertos à participação interativa, ocorrerão nas salas das comissões. Os cidadãos poderão enviar questionamentos aos especialistas durante os trabalhos das mesas-redondas pelo serviço Alô Senado e pelo Portal e-Cidadania. Na página do Interlegis estão abertas inscrições para participação presencial.

As mesas redondas serão divididas de acordo com os seguintes setores: Transporte de Cargas, Transporte de Passageiros, Energia Elétrica, Combustíveis, Mineração, Telecomunicações, Saneamento, Abastecimento e Irrigação.

Entre os convidados estão o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Enérgético do Ministério de Minas e Energia, Altino Ventura Filho; o professor de Recursos Hídricos da COPPE-UFRJ Jerson Kelman; o diretor de segurança e operação de voo da Associação Brasileira de Empresa Aéreas, Ronaldo Jenkins de Lemos; a presidente da associação nacional dos analistas e especialistas em infraestrutura, Martha Martorelli; e o engenheiro e professor do Laboratório de Transportes e Logística da UFSC Silvio dos Santos.

Também são aguardados, entre outros, o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu Guillo; José Ricardo de Souza camelo do Centro de Defesa Cibernética do Exército; o professor do Grupo de Estudos de Direito das Telecomunicações  da Unb Márcio Iório; o professor Adilson de Oliveira, da UFRJ; Sergio Bajay, da Unicamp; a presidente da União da Indústria de Cana-de-açúcar, Elizabeth Farina; o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Carlos Nogueira da Costa Junior; Valdecir de Assis Janasi, da USP;  Lineu Rodrigues da Embrapa Cerrados; além de Marcos Tadeu Abicalli, consultor do Banco Mundial.

O evento foi idealizado a partir dos ciclos de audiências públicas realizadas pelo colegiado no biênio 2009-2010 e no ano de 2013. De acordo com Fernando Collor, a ideia é que o fórum seja realizado anualmente, sempre no início dos trabalhos da comissão.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 3303-4607.

Programação completa: http://www.senado.gov.br/senado/hotsites/forum_infraestrutura/default.htm

 


voltar