Compartilhe
05 de Outubro de 2015 – 05h07 horas / Revista Carga Pesada

Integrantes do Fórum Permanente do Transporte Rodoviário de Carga criaram o e-mail contratosrefin@hotmail.com para receber informações sobre caminhoneiros e microempresas que tentaram refinanciar seus caminhões, conforme a lei federal 13.126 e a circular 26  do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), mas não conseguiram. A ideia é confrontar essas informações com as da Federação dos Bancos (Febraban).

Conforme explica o diretor executivo da Associação das Transportadoras de Mato Grosso (ATC), Miguel Mendes, na última reunião do Fórum, na quarta-feira (30 de setembro), em Brasília, foi informado que poucos transportadores procuraram os bancos privados para fazer o refinanciamento, segundo a Febraban. “Alegam que apenas 394 pessoas em todo o País procurarm os bancos privados para pedir refinanciamento e que 297 teriam sido atendidas”, conta Mendes. Ele ressalta que os números não incluem o Bradesco, banco com maior número de contratos, mas que não teria repassado a informação à federação.

O diretor pede que todos os transportadores que tenham direito ao benefício, que tentaram, mas não conseguiram, escrevam para contratosrefin@hotmail.com relatando seu caso, e enviando nome completo, número do contrato, seu banco e a agência. “Quem tem direito, não tentou, mas está interessado, também deve escrever. Quanto mais dados tivermos para confrontar com os da Febraban melhor”, declara.

O Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga (Sinditac) de Francisco Beltrão e Região Sudoeste do Paraná ficou responsável por reunir as informações.

De acordo com o diretor da entidade, Gilberto Gomes da Silva, há subnotificação da procura. “Os caminhoneiros procuram os bancos, mas os funcionários estão orientados a não receber os pedidos. Essa procura nem é registrada. Então, fica parecendo que há poucos interessados. Mas não é verdade. Só na nossa região, existe muita gente reclamando que não está conseguindo refinanciar”, alega.


voltar