Compartilhe
05 de Julho de 2016 – 02h06 horas / FETCESP

A Fundação Memória do Transporte (Fumtran) e a Confederação Nacional do Transporte (CNT) realizaram a cerimônia de lançamento da Pedra Fundamento do Museu do Transporte, no último dia 29 de junho, em Campinas (SP).

 

O presidente da FETCESP, Flávio Benatti, participou do evento e destacou a importância do Museu. “O projeto é significativo, uma vez que resgatará o desenvolvimento dos modais de transporte de cargas e passageiros no país e incentivos os empresários a participar e apoiar esta iniciativa”, observou.

 

A presidente da Fumtran, Elza Lucia Panzan, lembrou que a construção de um Museu do Transporte era um dos objetivos de Adalberto Panzan, marido dela, falecido em 1996, e desde então trabalha com este propósito. “A ideia inicial se concretizou com a criação da Fumtran, que tem várias metas, como a construção do Museu”.

 

Elza Lucia observou que o lançamento da pedra fundamental é o início, um ponto de partida, para viabilizar o empreendimento. Contou que o projeto do Museu foi aprovado para captar 11 milhões de reais através da Lei Rouanet. “Somente conseguimos reunir 20% do valor autorizado. Faltam 1 milhão de reais. Senão o dinheiro vai para o governo”, informou.

 

No evento, a presidente da Fumtran recomendou uma reflexão sobre o assunto. “Queremos a valorização da memória”? Merecemos isso?

 

Elza Lucia finalizou ao dizer: “Que sejamos capazes de viver uma paixão, construir a memória dessa paixão que você não esquece, você continua”.

 

O evento foi prestigiado pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizete; o vice-presidente da NTC&Logística, Urubatan Helou; o vice-presidente da FETCESP, Carlos Panzan; e o presidente do Sindicato de Campinas (Sindicamp), José Alberto Panzan, entre outras autoridades da região e liderança do setor de transportes.

 

Local

 

O Museu Brasileiro do Transporte será construído em terreno próprio, com quase 19 mil metros quadrados, às margens da rodovia Dom Pedro I no km 143, na cidade de Campinas (SP), próximo a importantes rodovias da malha viária do Estado de São Paulo.

Como colaborar

 

Para conhecer os projetos da Fumtran e como colaborar para viabilizar a construção do Museu entre em contato através dos telefones (19) 3281 1928 ou (11) 78146425; e-mail fumtran@fumtran.org.br. Detalhes do projeto estão no site http://www.mbt.org.br


voltar