Compartilhe
22 de Março de 2018 – 15h46 horas / CNT

O governo federal anunciou nessa segunda-feira (19) os sete novos terminais portuários que serão concedidos à iniciativa privada a partir do segundo semestre deste ano. A expectativa de investimentos ultrapassa R$ 1,3 bilhão. A decisão da concessão dos terminais foi tomada durante reunião do Conselho do PPI.

 

Serão três terminais de combustíveis (AI-01, AE-10 e AE-11) no Porto de Cabedelo, na Paraíba; dois terminais de granéis líquidos (STS-13 e STS-13A) no Porto de Santos, em São Paulo; e dois terminais no Porto de Suape, em Pernambuco, sendo um de contêineres (SUA-05) e um de veículos (SUA-XX).

 

O prazo de concessão será de 25 anos, prorrogáveis por igual período, exceto nos terminais de Suape, cujo prazo ainda está sendo analisado pela EPL (Empresa de Planejamento e Logística).

 

Rodovia

Durante a reunião, também foi discutida a modelagem da concessão da BR-364/365/GO/MG. O trecho deve ser concedido pelo prazo de 30 anos, e a futura concessionária vai explorar, recuperar e operar a infraestrutura da via, que soma 437 km.  Ainda não foi anunciada data para o leilão do trecho.

 

A expectativa do governo federal é que a concessão viabilize a ampliação da capacidade e garanta a melhoria dos níveis de serviço de um importante corredor de escoamento da produção agroindustrial do sudeste goiano e do triângulo mineiro.


voltar