Compartilhe
12 de Dezembro de 2014 – 04h58 horas / Valor Econômico

O Conselho Monetário Nacional (CMN) deve aumentar ainda neste ano a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), hoje de 5% ao ano, para vigorar no primeiro trimestre de 2015. A medida faz parte do conjunto de iniciativas que a nova equipe econômica adotará para melhorar a situação fiscal.

Os novos ministros da Fazenda e do Planejamento, Joaquim Levy e Nelson Barbosa, só serão empossados junto com os demais ministros, em janeiro, mas se não influíssem na decisão da última reunião do ano do CMN, a elevação da TJLP – que baliza os empréstimos do BNDES – só sairia em março do próximo ano.

A equipe que assume o comando da economia a partir de 2015 não pretende fazer novas transferências de recursos para o BNDES, mas o fim dos aportes de recursos públicos e da emissão de títulos para prover os bancos públicos não resolve toda a história. Será necessário também reduzir os subsídios dos empréstimos feitos pelo BNDES. A previsão de gasto com o diferencial de juros entre a taxa Selic e a TJLP em 2015 é de R$ 24,22 bilhões, acrescidos de R$ 6,24 bilhões em subsídios ao Programa de Sustentação do Investimento (PSI).


voltar