Compartilhe
03 de Março de 2017 – 05h33 horas / Exame.com

O governo federal elevou de 7 para 8 por cento o percentual obrigatório de mistura de biodiesel no diesel comum vendido ao consumidor a partir de quarta-feira (01), segundo publicação do Ministério de Minas e Energia (MME) no Diário Oficial da União.

 

A mistura obrigatória será elevada para 9 por cento a partir de 1º de março de 2018 e a 10 por cento em 1º de março de 2019, de acordo com a resolução.

 

“Com adoção do novo percentual para 8 por cento, o Brasil também abre espaço para a redução das importações de óleo diesel, além de favorecer a agricultura familiar e o agronegócio brasileiro, por meio do incentivo à produção”, disse o MME.

 

Segundo o ministério, o país está entre os dois maiores produtores do biocombustível, junto com os Estados Unidos, tendo ultrapassado de forma definitiva os produtores europeus, primeiros a utilizarem o biocombustível em larga escala.

 

Apenas nos últimos dois anos, com a adição dos 7 por cento do biodiesel ao diesel convencional, a capacidade instalada de produção chegou a 7,2 bilhões de litros, disse o ministério, acrescentando que o volume é suficiente para atender a mistura de 10 por cento, estimada em seis bilhões de litros quando da sua vigência, em 2019.


voltar