Governo estuda Inovar-Auto 2 com aumento menor na alíquota do IPI
Compartilhe
23 de Setembro de 2015 – 05h41 horas / Automotive Business

O governo estuda possibilidade de eliminar a medida que aplica aumento de 30% na alíquota do IPI a partir de uma revisão do Inovar-Auto, que já está sendo feita nos âmbitos do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Tal fato foi revelado pelo coordenador geral das indústrias de máquinas agrícolas e rodoviárias da Secretaria de Desenvolvimento da Produção vinculada ao MDIC, Rodrigo Bolina, durante o painel que encerrou os trabalhos do III Fórum IQA da Qualidade Automotiva, realizado na segunda-feira, 21, em São Paulo.

“No próximo ciclo de políticas para o setor, acredito que não deve ocorrer uma nova incidência do aumento da alíquota do IPI. Há uma revisão sobre os 30 pontos, porque quando ele foi pensado, em 2011, tínhamos outro contexto, mas ainda é cedo para dizer. Na minha opinião, não deve ocorrer.”

Segundo Bolina, o Inovar-Auto que vigora até 31 de dezembro de 2017 sofrerá avaliação bastante profunda no próximo ano: “Vamos tentar maximizar o que foi alcançado e corrigir rotas. A ideia é ter as diretrizes claras em 2016 para que tenhamos um novo ciclo de políticas para o setor automotivo, devido à sua importância para o País, e não deixar para a última hora”, afirma.

O secretário expõe que o novo ciclo de políticas, apelidado pelo próprio setor de Inovar-Auto 2, conterá medidas com foco bastante acentuado no setor de autopeças: “Vemos com bastante preocupação tiers 2 e 3 no que diz respeito à investimentos e gestão financeira”, disse, sem mencionar pormenores.


voltar