Compartilhe
10 de Dezembro de 2015 – 01h28 horas / Portal Transporta Brasil

O Governo Federal vai arrecadar cerca de 430 milhões de reais com o arrendamento de três terminais do Porto de Santos (SP) para a iniciativa privada. Os valores foram obtidos em um leilão realizado nesta manhã na Bovespa. O prazo das concessões é de 25 anos.

 


O consórcio LDC Brasil, formado pelas tradings Louis Dreyfuss e Cargill, venceu o leião do terminal de granéis sólidos. O grupo ofereceu 303 milhões de reais pelo bônus de outorga. O terminal localizado no bairro Ponta da Praia deverá movimentar 3.9 milhões de toneladas de grãos a partir do terceiro ano de vigência do contrato.


A Fibria venceu a disputa com a Eldorado pelo terminal de papel e celulose no bairro do Macuco onde deverá pagar 115 milhões de reais. Ela, no entanto, deverá viabilizar novas instalações para armazenagem, equipamentos de movimentação e transbordo de cargas.


Já o terminal em Paquetá, também de papel e celulose, ficará com a Marinex Despachos. A empresa fez a única proposta pelo lote por 12,5 milhões de reais.


O governo ainda pretendia leiloar um quinto terminal, em Vila do Conde (PA), nesta quarta, mas a área, destinada ao embarque de grãos, não atraiu interessados.


voltar