Governo nega isenção de imposto ao óleo diesel
Compartilhe
20 de Março de 2015 – 05h26 horas / Portal do Agronegócio

O deputado Colatto, juntamente com os deputados Mauro Pereira, Alceu Moreira, Darcísio Perondi e Osmar Terra, do RS, apresentaram uma moção de apoio ao movimento dos setores dos transportes de cargas e de passageiros e da agricultura visando à redução da alíquota do aumento do óleo diesel.

O governo federal resiste à decisão de conceder isenção de PIS e COFINS ao óleo diesel, um dos itens reivindicados pelos caminhoneiros durante a greve. Deputados integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária participaram de audiência com o ministro da Fazenda, Joaquim Levi, que reafirmou o posicionamento do governo que resiste às tentativas de acordo e negociação para atender a pauta dos caminhoneiros, segundo relato do deputado Valdir Colatto que participou da audiência.

“O ministro enfatizou que fica difícil isentar somente o diesel quando existem diversos setores buscando esse mesmo benefício. Além disso, o governo acredita que a prorrogação por 12 meses das parcelas de financiamentos de caminhões adquiridos pelos programas Pró-Caminhoneiro e Finame, do BNDES, vai resolver o problema, mas não percebe que essa medida atinge somente 20% da frota”, explicou o parlamentar catarinense. Mesmo assim, durante a audiência, o ministro Levy estimulou a continuação dos diálogos e negociações relacionadas à pauta dos caminhoneiros. Colatto enfatizou que o governo não pode deixar o setor parar mais uma vez. “Os prejuízos com uma nova greve serão maiores do que a arrecadação e é por isso que estamos buscando alternativas. A aprovação da emenda à Medida Provisória 670/2015 é uma delas”, aponta Colatto.


voltar