Grupo de trabalho do Mercosul se reúne em Gramado para discutir o transporte do Cone Sul
Compartilhe
01 de Junho de 2015 – 10h26 horas / ANTT

Durante os dias 27, 28 e 29/5, aconteceu, em Gramado (RS), a XLVIII Reunião do Subgrupo de Trabalho nº 5 (SGT-5) – Transporte do Mercosul –. Estavam presentes o chefe da Assessoria Técnica Internacional da ANTT, Noboru Ofugi; o diretor de Planejamento e Avaliação da Política de Transporte do Ministério dos Transportes, Francisco Luiz da Costa; e os superintendentes da Agência Alexandre Muñoz (Supas) e José Benites (Sufis).

No evento, foram tratados temas como transporte de produtos perigosos; pesos e dimensões dos veículos; e integração dos sistemas de dados e seguros. A reunião contou com cerca de 120 participantes, entre representantes dos governos e dos setores privados do Brasil, da Argentina, do Chile, do Paraguai, do Uruguai e da Venezuela.

Grupo de Trabalho – As reuniões do SGT-5 acontecem duas vezes por semestre, desde 1992, ano em que foi criado o Mercosul. No primeiro semestre de 2015, o Brasil ocupa a presidência do bloco e assume a coordenação de todos os órgãos envolvidos nas negociações. Todas as discussões são voltadas para a harmonização dos procedimentos do transporte rodoviário internacional de cargas e passageiros entre os países membros, além da agilização e facilitação dos procedimentos em pontos de fronteira.


voltar